domingo, 10 de maio de 2009

Ficha - Miguel Torga

Assunto: IDENTIDADE
Data: 10/Mai 16:37
NÃO PROCUREM O MEU NOME. TIREI-O DE TUDO QUANTO É PAPEL E ATIREI-O AO ESQUECIMENTO. AGORA IREI POR AÍ E O ROSTO É A MINHA IDENTIDADE. DESENHEI NELE A MINHA SORTE, MINHA VIDA E O MEU NORTE. QUEM SOUBER LER QUE LEIA.....QUEM NÃO CONSEGUIR....ORA, É PORQUE NÃO O MERECE!

Distribuído por Moranguinho Pereira (hi5)
.
FICHA

Poeta, sim, poeta...
É o meu nome.
Um nome de baptismo
Sem padrinhos...
O nome do meu próprio nascimento...
O nome que ouvi sempre nos caminhos
Por onde me levava o sofrimento...
Poeta, sem mais nada.
Sem nenhum apelido.
Um nome temerário,
Que enfrenta, solitário,
A solidão.
Uma estranha mistura
De praga e de gemido à mesma altura.
O eco de uma surda vibração.
Poeta, como santo, ou assassino, ou rei.
Condição,
Profissão,
Identidade,
Numa palavra só, velha e sagrada,
Pela mão do destino, sem piedade,
Na minha própria carne tatuada.

MIGUEL TORGA
.
.

Sem comentários: