quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Modus vivendi - Poesia

.

27 de agosto de 2009

.

A manhã

.

(gentileza de Amélia Pais)

.

A manhã nasce entre as muitas janelas
invadindo meu corpo fatigado,
sede dos meus caminhos sem cancelas,
na luz de muitos astros albergados.

.

Casa onde me recolho das mazelas,
dos louros, derroteiros, lado a lado,
para ouvir de mim, franco, das seqüelas:
Ecce Homo! Eis o triste camuflado.

.

Essa tristeza de há muito em residência
às vezes se constrói em face alegre,
máscara sem eu mesmo em aparência

.

num carnaval escuro no seu frege.
O que me salva, cor nessa vivência,
é saber que a poesia é quem me rege.

.

Aníbal Beça

26 de agosto de 2009

.

Dança II

.

as máscaras de espuma, fende-as a luz; e restitui
os rostos sem defesa
à erosão do mar;
alguns estudos sobre o vento
dizem que não regressará
tão cedo a esta praia;
incapaz de transpor a exalação
de fossas e algas; a muralha
que se prolonga, opaca,
às últimas camadas
onde é possível respirar;
e assim, faltando o vento, essência da leveza, cessa
a progressão aérea
que a dança subentende:

.

Carlos de Oliveira

conspiracy of love

.

Blessed is the season which engages the whole world in a conspiracy of love.
.
Hamilton Wright Mabi

.

Sem comentários: