quinta-feira, 5 de junho de 2008

25 de Abril - «olhares» - «entrevistas» - «verdades» (31)

.
.


AINDA SOBRE HUMBERTO DELGADO (1)

.

* Artur Silva
.

Num país em que metade da população passa fome, enquanto a outra metade enche os aviões para Cuba, para o Brasil e para o Dubai, falar sobre o General Humberto Delgado não será a situação mais preocupante para o povo que está na miséria.

.

.


Os portugueses, ainda que em muitos casos de forma escondida, porque tem vergonha de viverem no limiar da miséria, estão mais preocupados com o não poderem comprar o pão e o leite em quantidade que satisfaça as suas necessidades.

.

Mas, mais um livro surge sobre a morte de Humberto Delgado. O autor é o neto que tem todo o direito de escrever sobre o avô. Será até um dever de consciência.

.

Mas parece-me que ao lançar a polémica sobre a forma como Humberto Delgado morreu, tem o objectivo de atingir Salazar, o que na verdade aconteceu na apresentação do livro. Pezarat Correia afirmou publicamente que Salazar sancionou “a missão criminosa” da PIDE.

.

Sobre Salazar podem destilar todo o veneno que quiserem, chamando-lhe autoritário, ditador, fascista, e tudo o mais, mas estúpido ninguém terá a coragem de lhe chamar.

.

Qualquer pessoa, com um mínimo de inteligência, saberá que não seria nada conveniente a Salazar a morte de um opositor e muito menos com o estatuto do General Delgado.

.

Humberto Delgado aceitou o apoio dos comunistas para a sua campanha eleitoral numa altura em que o poderio soviético subjugava grande parte da Europa martirizando as populações.

.

Humberto Delgado sabia perfeitamente dos malefícios do comunismo no mundo e da repressão que sofriam os povos que estavam debaixo do jugo Marxista-Leninista, mas aceitou a ajuda do partido comunista. Mas vamos considerar várias questões:

.

— Será que Delgado ganhou as eleições?

Se alguém ainda vai na treta de que Delgado ganhou as eleições, é porque não conhecia o Portugal de então. Em todas as localidades do interior do país o povo era esmagadoramente anticomunista, como tal nunca apoiaria Delgado para Presidente da República. O resto são mentiras convenientes politicamente para denegrir o Estado Novo.

.

— Será que a Pide queria assassinar Humberto Delgado?

Pezarat Correia considerado “lacaio do comunismo”1, disse em 7 de Maio (2008), na apresentação do livro de que é autor o neto de Delgado, que “Salazar soube e sancionou a missão criminosa” da PIDE que levou à morte do general, em 1965. Seja qual for o motivo que levou à morte de Delgado, logicamente não havia interesse da PIDE em criar um mártir. E um opositor político quando morre é sempre um mártir.

.

1 “Lacaios do comunismo” é a opinião do General Silva Cardoso em relação a Pezarat Correia, Rosa Coutinho e Emílio da Silva, referido na pág. 130, no livro “25 de Abril de 1974 A Revolução da Perfídia”.

.

— Então quem o matou Delgado?

.

Sobre esse assunto o Tribunal Militar entendeu ter sido Casimiro Monteiro. Mas teria existido qualquer influência externa sobre Casimiro Monteiro?

.

Eurico de Melo do PSD, entrevistado por Margarida Marante em 17-2-95 na "SIC", inquirido sobre a morte do general Delgado, disse que o Emídio Guerreiro lhe afirmara, que quem atraiu o general à cilada foi o partido comunista.

.

Será que Emídio Guerreiro mentiu?

.

— Será que a PIDE queria proteger Delgado e possibilitar-lhe o regresso a Portugal?

Eram do conhecimento geral os problemas com que Delgado se confrontou desde a sua saída de Portugal. Pelo que era absolutamente natural que quisesse regressar a Portugal onde viveria em paz. Certamente que a PIDE o queria proteger perante o interesse evidente da “oposição” em arranjar um mártir.

.

Seria muito conveniente poderem culpar Salazar e a PIDE se Delgado fosse assassinado, o que infelizmente aconteceu.

.

— Será que a PIDE tinha ordens para defender Delgado com a própria vida?

Naturalmente que sim. Daí que outra brigada, que noutro local e em data anterior, também aguardou a chegada do General, tivesse recebido ordens rigorosas para o protegerem. (dizia, o subinspector, chefe dessa brigada, “eles” querem matá-lo).2

.

Era óbvio, que se Delgado morresse de forma a poder-se atribuir a responsabilidade à PIDE e a Salazar, seria muito conveniente para a oposição.

.

2 O “eles” era referente ao Pc e a toda a oposição, em especial o chamado grupo de Argel.

.

— Teria Delgado morrido em resultado de agressão física?

O Tribunal Militar que julgou os elementos da brigada chefiada por Rosa Casaco, considerou que a morte de Delgado foi resultante de ter sido atingido a tiro. O neto do general afirma que a morte foi resultado de agressões físicas e não por ter sido baleado e que os juízes do Tribunal Militar são “fascistas”. O neto afirma que a autópsia feita em Espanha indica que a causa da morte foi agressão física. É estranho o Tribunal Militar de Santa Clara não ter considerado essa hipótese. Mas será o resultado dessa autópsia credível? Claro que há a possibilidade do resultado da autópsia ter sido manipulado. Bastava ter sido realizada por médicos contrários ao regime de Franco e como tal também de Salazar.

.

— Sobre a morte, qualquer das hipóteses é de considerar.

Humberto Delgado, habitualmente trazia pistola à cinta 3. Tanto Casimiro Monteiro como Humberto Delgado eram fisicamente robustos e pode ter acontecido um confronto físico.

.

Delgado era um indivíduo “militarão” (palavras do neto na entrevista feita por António Sala, na Rádio Renascença que ouvi em directo), rijo, duro, teimoso até mesmo no seio da família. Nos Estados Unidos, (disse o neto), obrigou a família a durante 3 meses só se alimentarem com leite e bananas. Certamente que não recusaria uma luta corpo a corpo.

.

Pessoalmente, acho mais plausível ter sido baleado. Mas para o caso tanto faz. O ideal era não ter morrido.

.

3 Diz o General Silva Cardoso na pág. 196 do livro da sua autoria “25 de Abril de 1974” A Revolução da Perfídia — Ele puxou da pistola que sempre trazia à cinta).

.

— Como era o ambiente político em que Delgado vivia em Argel?.

Ninguém gostava dele. Em Argel tudo fizeram para lhe tornar a vida impossível. Ele estava sozinho e em guerra com todos os sectores da oposição da Argélia e com o Pcp.

.

O sujeito era realmente indesejável e a sua morte resolvia duas situações:

.

— O afastamento de quem estava a ser incómodo e arranjar um conveniente mártir.

Perante esta situação, sem dúvida que Delgado queria entregar-se às autoridades portuguesas. Aqui seria respeitado. Só teria de se desligar totalmente da vida política, da qual tudo indicava já estar saturado.

.

— Humberto Delgado era da CIA?

Julgo que com verdade só a CIA poderá responder. Mas a minha opinião é a que o partido comunista tinha na altura da campanha eleitoral em que Delgado se opôs a Américo Tomás.

.

Assisti à inscrição a tinta, nas paredes de Lisboa, do slogan: Delgado = CIA. Essas inscrições depressa desapareceram quando o Pcp passou a apoiar Humberto Delgado.

.

Essa mudança aconteceu após a desistência de Arlindo Vicente e também coincidiu com uma reunião num restaurante que existia na altura na praça do Areeiro em Lisboa.

.

— Humberto Delgado era um herói?

Ser opositor a um governo leva a que se considere que seja herói? Sendo assim, actualmente grande parte dos portugueses são heróis. Embora sujeitos a graves repressões, mais de metade do povo português opõe-se ao governo e diz mal do Primeiro Ministro, o Sr. Engenheiro Sócrates.

.

— Obviamente demito-o

A frase — “obviamente, demito-o” não é de qualquer forma uma frase heróica, é apenas uma frase política, empolada pela imprensa e principalmente pela oposição. Tal frase não tem nada de heróico e julgo que nem sequer era inédita. Mas há frases que ficam, como por exemplo “chapéus há muitos” e “o T… lava mais branco”, etc.

.

— Se o General fosse eleito Presidente da República demitia Salazar?

Sobre isso não havia dúvidas, porque era óbvio que o general estava muito ofendido por Salazar não o ter nomeado Embaixador de Portugal nos EUA ou Governador do Banco Nacional Ultramarino. Parece ter sido uma questão de Tacho ou Vaidade ferida.

.

— A designação de “General sem medo” é apenas um título publicitário.

.

O professor Fernando Charrua, que foi expulso por ter contado uma anedota sobre o Sr. engenheiro Sócrates, também deve ter o cognome de “Professor sem mêdo”.

.

A Delgado também lhe poderiam ter dado o nome de “General conflituoso, irascível e déspota”.

.

— Esta foi a opinião da “Associação Humberto Delgado” no Brasil, onde este foi recebido e passados oito dias expulso, segundo o que os responsáveis deste órgão deram a conhecer em comunicado, em que dizem:

.

— “Jamais ouviu o parecer de qualquer membro daquele organismo, numa postura de grande exaltação, arrogância e déspota, tratando-nos como se fossemos crianças ou ignorantes” 4

.

4 O texto copiado da Página 196 do Livro “25 de Abril de 1974” A Revolução da Perfídia – da autoria do General Silva Cardoso).

.

— Mas será que falar de Delgado é o que mais interessa a Portugal?

Sem qualquer intuito de publicidade, neste momento, é muito importante que todos os interessados na Verdade sobre Angola, leiam o Livro “HOLOCAUSTO EM ANGOLA” de Américo Cardoso Botelho.

.

Depois de ler a opinião do socialista António Barreto sobre este livro, considerei ser um dever adquiri-lo. Não é publicidade ao livro. Custou-me 25 euros. Considero-o um documento histórico. É impressionante o testemunho de quem passou e assistiu ás atrocidades inconcebíveis feitas em Angola pelos esbirros do MPLA, por militares cubanos, alemães (da ex-RDA) e nortecoreanos.

.

-- Entre outras humilhações, os interrogatórios às mulheres eram feitos com elas nuas, para mais as humilhar e entre outras selvajarias, sadicamente enterravam-lhes canos de armas nas vaginas.

.

-- Aos homens, entre muitas outras sevícias, além de choques eléctricos, atavam-lhes o pénis e os testículos com arames e puxavam, provocando dores horríveis. Alguns interrogadores divertiam-se a perfurar o ânus dos prisioneiros. Uma das situações que até agora mais me impressionou neste livro vem descrita na página 89 que aqui transcrevo:

.

… o interrogado não estava a dizer aquilo que o inquiridor pretendia. Furibundo, Carlos Jorge (da DISA, polícia política Angolana), ordenou-lhe que abrisse a boca; quando a viu aberta escarrou-lhe para dentro. A expressão de repulsa do interrogado foi imediata, mas Carlos Jorge, gritando “… engole… engole…” e desferindo golpes rudes no rosto já desfigurado, não deixou que o interrogado cuspisse para fora da boca aquele escarro nojoso.

.

Foi a estes assassinos que os responsáveis pelo 25 de Abril entregaram grande parte do território português, levando as suas populações a sofrerem atrocidades horríveis. Em certas regiões os seres humanos que lá viviam foram simplesmente chacinados.

.

Muitos dos fuzilados, para que não ficassem as ossadas como testemunho da morte, eram regados com gasolina e os corpos incinerados. Foram vividas situações inacreditáveis de horror e humilhação humana.

.

Mas já chega de Delgado.

.

O caso foi julgado e a conclusão foi que Casimiro Monteiro, matou Humberto Delgado.

.

Morte desnecessária que só veio favorecer os opositores de Salazar.

.

Quanto a Casimiro Monteiro. Foi um indivíduo, que de forma um pouco estranha tinha sido admitido ao serviço da PIDE. Consta que teria sido o director Major Silva Pai, que para fazer um favor a um amigo de alta patente do Exército autorizou a sua admissão.

.

As brigadas do serviço externo que tinham como missão a vigilância política, receberam ordens para evitar qualquer contacto com o Casimiro.

.

Pessoalmente lamento a morte do ser humano Humberto Delgado.

.

E também porque sendo adepto fervoroso de Salazar, reconheço que esta morte prejudicou a imagem do regime. E até admito ter sido esse o objectivo.

.

Mas perante tanta atrocidade que os comunistas, de quem Delgado se tornou aliado, fizeram e têm feito pelo mundo, sinceramente fico insensível perante este caso.

.

Quem se alia aos comunistas é como eles. Que tenha morrido com um tiro ou de qualquer outra forma, será um assunto de interesse para o neto.

.

Para a maioria do povo que já passa fome, não é relevante.

.

Os melhores cumprimentos de

Artur Silva -- Santarém

.

in PortugalClub - qui 05-06-2008 1:15

.

.___________________

(1)

.

ver

Série - Portugal - «Eleições» de 1945 a 25 de Abril de 1974

.

A «cartilha» continua a ser a mesma, a de Santa Comba ? - Victor Nogueira

.

.

Sem comentários: