terça-feira, 12 de outubro de 2010

Filho de Vargas Llosa recorda Jorge Luis Borges

publicado em 07/10/2010 às 12h28:


Escritor peruano foi anunciado como o Prêmio Nobel de Literatura 2010
Ansa
Juan Barreto/16.08.2008/AFP 
Juan Barreto/16.08.2008/AFP
Escritor Mario Vargas Llosa discursa durante uma palestra em Caracas, na Venezuela, em 2008


O mais novo Prêmio Nobel de Literatura, o peruano Mario Vargas Llosa, e seu filho, o jornalista Álvaro Vargas Llosa, recordaram nesta quinta-feira (7) a ausência do argentino Jorge Luis Borges e de outros grandes nomes que não foram reconhecidos com a distinção. O filho do autor disse à rádio chilena Cooperativa sentir “vergonha”.

- Os dois concordamos que sentíamos um pouquinho de vergonha ao pensar que alguém como Jorge Luis Borges (1899-1986) não recebeu este prêmio. A lista dos que não receberam o prêmio tem gente como Borges ou [Marcel] Proust ou [Franz] Kafka (...). Hoje mesmo há grandes escritores na América Latina que também devem ser reconhecidos.
.
O jornalista dedicou, então, a premiação do pai aos latino-americanos que o merecem e ainda não foram agraciados. Para o filho do escritor peruano, a escolha é uma forma de reconhecer o trabalho de seu pai.

- Claramente é um reconhecimento a um trabalho de muitas décadas, a alguém que soube se reinventar em cada livro e deu respaldo às liberdades cívicas na América Latina e em países onde isso está em jogo de maneira dramática, como Cuba, Venezuela e outros.

Latino-americanos, por sua vez, celebraram a premiação. Para o colombiano Álvaro Mutis, "foi muito justo". Já o pintor peruano Fernando De Szyszlo celebrou a conquista do amigo, com quem tentou frustradamente ingressar no mundo político.

- É uma alegria que todos os latino-americanos compartilhamos.
.
O artista esteve ao lado de Vargas Llosa quando este se candidatou à Presidência do país, em 1990, mas foi derrotado por Alberto Fujimori.

Vargas Llosa, autor de uma série de obras, incluindo romances e ensaios, é considerado um dos maiores nomes da literatura latino-americana. Sua nova publicação, O Sonho Del Celta, deverá ser lançada no próximo mês, mas não deve chegar ao Brasil no momento.
.
.
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/filho-de-vargas-llosa-recorda-jorge-luis-borges-20101007.html
.
.

Sem comentários: