sábado, 27 de fevereiro de 2016

Há 96 anos nascia o autor de Meu Pé de Laranja Lima



26 de fevereiro de 2016 - 9h37 

Há 96 anos nascia em Bangu, no Rio de Janeiro o escritor José Mauro de Vasconcelos, autor de obras como Meu Pé de Laranja Lima, Vazante, Arara Vermelha e Rua Descalça. 

José Mauro de Vasconcelos contava que não queria ser escritor, mas foi obrigado a sê-lo porque tinha que colocar para fora suas emoções, suas experiências de vidaJosé Mauro de Vasconcelos contava que não queria ser escritor, mas foi obrigado a sê-lo porque tinha que colocar para fora suas emoções, suas experiências de vida José Mauro passou a infância na cidade de Natal, onde se destacou na natação, conquistando vários campeonatos. Apesar do bom desempenho nos esportes sua preocupação maior era com os estudos.

Aos dez anos de idade já cursava o ginasial, época em que se interessou por autores como Graciliano Ramos, Paulo Setúbal e José Lins do Rego.

Na juventude foi para Recife onde trabalhou como professor primário numa vila de pescadores. De temperamento inquieto, da capital pernambucana, começa a viajar pelo Brasil, indo parar no rio Araguaia, onde se juntou aos irmãos Villas Boas na luta em defesa dos índios.

Suas andanças lhe deram subsídios para a literatura. O resultado está no seu livro de estréia, o Romance Banana Brava, lançado em 1942, onde conta a história do mundo dos garimpos.

Em 1962 lança Rosinha, Minha Canoa, considerado o seu primeiro sucesso. Mas a obra que o consagrou, o romance Meu Pé de Laranja Lima, foi lançado em 1968.

Nesta obra José Mauro de Vasconcelos lança mão de sua experiência pessoal para retratar a infância sofrida. O livro, um verdadeiro sucesso editorial, foi escrito em apenas doze dias.

José Mauro de Vasconcelos contava que não queria ser escritor, mas foi obrigado a sê-lo porque tinha que colocar para fora suas emoções, suas experiências de vida.

Tinha um método original para escrever suas histórias. De início, escolhia os cenários onde se movimentarão seus personagens. Mudava então para o local, onde realizava estudos minuciosos. Para escrever Arara Vermelha, percorreu cerca de 450 léguas no sertão bruto.

José Mauro de Vasconcelos também trabalhou como ator. No filme Saci ganhou o prêmio de melhor Ator Coadjuvante.

Participou ainda dos filmes Fronteiras do Inferno, Floradas da Serra e Cantos do Mar.

Seus livros Meu Pé de Laranja Lima, Vazante e Arara Vermelha também foram adaptados para televisão e cinema.

José Mauro de Vasconcelos morreu em 24 de julho de 1984, de broncopneumonia, aos 64 anos de idade, na capital paulista.


Fonte: EBC

http://www.vermelho.org.br/noticia/276786-11

Sem comentários: