domingo, 22 de outubro de 2017

D. Dinis - vós hei e des i por vos dar a entender



* D. Dinis

O que vos Nunca Cuidei a Dizer
O que vos nunca cuidei a dizer, 
com gram coita, senhor, vo-lo direi, 
porque me vejo já por vós morrer; 
ca sabedes que nunca vos falei 
de como me matava voss'amor; 
ca sabe Deus bem que doutra senhor, 
que eu nom havia, mi vos chamei. 

E tod[o] aquesto mi fez fazer 
o mui gram medo que eu d ria — de que hei, 
bem sabedes, mui pequeno pavor; 
e des oimais, fremosa mia senhor, 
se me matardes, bem vo-lo busquei. 

E creede que haverei prazer 
de me matardes, pois eu certo sei 
que esso pouco que hei de viver 
que n?um prazer nunca veerei; 
e porque sõo desto sabedor, 
se mi quiserdes dar morte, senhor, 
por gram mercee vo-lo [eu] terrei. 

D. Dinis, in 'Antologia Poética' 

Sem comentários: