domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe - Berta Brás

Os afectos na infância



De um livrinho para crianças, repousando como lhe compete, na gaveta das arrumações, livrinho a que pus o nome de “Festa no Colégio”, composto por breves dramatizações para as crianças da Irmã Leonor do Colégio “Amor de Deus” de Cascais, compus um dia o trecho que segue.
.


 Da gaveta o tirei hoje, Dia da Mãe, Domingo, 2 de Maio, em homenagem às Mães de todos os tempos e aos meninos pequenos, cuja ingenuidade as professoras de agora ajudam a manter nos trabalhinhos que com eles fazem para oferecerem às suas mães. Assim fez o Bruno, meu neto, que ofereceu à sua Mãe, além de uma caixinha de aparas de sabonetes perfumados, uma linda flor num vaso de papel por ele pintado, formado de uma coroa de rainha que a sua mamã teve que enfiar na cabeça, na festa da sua escola.
.


         Alguma vez as Mães foram rainhas para os seus filhos. É necessário manter.

DIA DA MÃE, 84

            TODOS:
                                   Vinte de Maio, Domingo,
                                   É hoje o Dia da Mãe.
                                   Festejemos este dia
                                   Como sabemos tão bem.
                                                               

MENINA:                 Mãe, aperta-me o vestido!
MENINO:                 Chega-me o sabão e a escova!
MENINO:                 Sinto-me meio perdido
                                    Nesta barafunda toda!

MENINA:                 Ensina-me a tabuada!
MENINO:                 Não percebo este problema!
MENINA:                 Com tanta coisa a aprender
                                   Não há ninguém que não trema!
                

UM GRUPO:                       E a Mãe tudo resolve:
                                   Veste, calça, lava, lida
                                   Ajuda-nos nos deveres
                                   Dá confiança na Vida.

TODOS:                    E hoje, vinte de Maio,
                                   É dia das nossas Mães:
                                    Vamos dar-lhes um abraço,
                                   Vamos cantar ”Parabéns”
    

            MENINA:                 Eu não me limito a isso:
                                               Vou dar à minha um desenho
                                               Que pintei com muito amor
                                               E todo o jeito que tenho.

MENINO:                 Um ovo feito em madeira
Gravei também muito bem,
                                   Recordando este dia
                                   Para o dar à minha Mãe.

MENINO:                 Com treze molas de roupa
                                   Fiz moldura adequada
                                   Onde colei o retrato
                                   Da minha Mãe adorada.

MENINA:                 Num sabonete cheiroso
                                   Alfinetes fui espetar
                                   Entrelaçados com lã
                                   P’r’ós seus lenços perfumar.

MENINA:                 Num papel que desenhei
Recortei um belo anjinho
Que colei p’r’à minha mãe
Que o pendurou com carinho.

MENINA:                 Eu fiz à minha uns versinhos
                                   Cheios da minha afeição.
                                   Ela já os leu e gostou
E apertou-me ao coração.

MENINA:                 Eu fiz um pano da louça
MENINA:                 E eu uma pega em croché.
MENINO:                 Eu, uma caixa p’r’ós fósforos
MENINO:                 Eu, um saco p’r’ó café.


TODOS:                    Dia da Mãe, dia grande,
                                   Embalado de harmonia,
                                   Cantemos à nossa Mãe
                                   P’r’ó viver com alegria.
                         
                                  
MENINO:                 A minha trabalha muito
                                   E às vezes não tem paciência,
                                   Ralha-me e até me bate
Quando faço um disparate
Desses de bradar ao Céu,
Mas depois fica bem triste
E quem tem pena sou eu.

            MENINO:                 Em vez de  apanhar tareia
                                               No quarto sou enfiado,
                                               Até  me compenetrar
                                               Do erro tão sem-razão.          
                                               Não concordo com o método
                                               Pois sinto-me sempre humilhado,
                                               Mas acabo por perdoar
Como é minha obrigação.

MENINA:                 A minha não me castiga:
                                   Escuta-me atentamente.
                                   Ela prefere o diálogo
                                   Que pela nova ciência
                                   Nos torna mais responsáveis
                                   Segundo a norma corrente.

MENINA:                 A minha dá-me miminhos
                                   Comigo às vezes quer brincar;
                                   Conta-me histórias bonitas
                                   P’ra eu depois recontar.
                                                          
                                                
UM GRUPO:                       Mas há meninos sem Mãe
                                   Lançados no mar da Vida,
Sem carinho de ninguém
                                   Que lhes dê sentido à vida.

OUTRO GRUPO:    Por isso demos valor
Ao bem que temos em sorte:
Sem esquecer nosso Pai,
Nosso guia e nosso norte,
Amemos a nossa Mãe
Que nos leva a ser alguém
Que às vezes nos dá castigos
Mas nos livra dos perigos,
Que a cada passo nos salva
Sempre cheia de carinho,
Sempre atenta aos nossos passos
Tal como um Anjo da Guarda
A iluminar o caminho.


TODOS:                    DIA DA MÃE este dia,
E os outros que o são também.
Agradeçamos a Deus
Por termos um Pai e uma Mãe
E o seu amor como guia.
DIA DA Mãe este dia
Todos os dias também.

                                                                                                        Berta Brás
                                    Do PortugalClub
.


                                    O PortugalClub, perabeniza todas as Mães Portuguesas , neste dia a ela consagrado. 
.


                                    Digo Mães Portuguesas, e todas as mães, por este mundo de Nosso DEUS, descoberto ou não pelas caravelas dos Heróis do Mar.
.


                                    No Brasil o DIA das Mães, será dia 09 de Maio, sempre 2º Domingo de Maio. 
.
dom 02-05-2010 15:39
Undisclosed-Recipient:;
.
.

Sem comentários: