Os vossos pulmões são os da direita
* Joaon
Café da Manhã
Fumar é estúpido, e não há nenhuma lei (ou ausência dela) que venha alterar este facto.
.
Um fumador é um ser burro e desinformado. É um atentado social ambulante, um terrorista que atenta até contra os seus familiares e amigos. Um viciado na sua própria morte. Um ser acéfalo, que se julga rei e senhor do metro quadrado em que exerce o seu “direito”. Um agressor que é vítima de si próprio. Uma sanguessuga dos recursos comuns (e já nem falo da qualidade do ar que todos respiramos, mas apenas da utilização dos meus impostos no financiamento do serviço nacional de saúde).
.
Vi fumadores em tratamento que, nos intervalos da quimioterapia, saíam para o corredor para fumar um cigarro. Sem nunca ter sido um deles, tive duas “mangueiras” enfiadas nas costelas durante três dias. Quando apanho com o fumo de uma dessas chaminés itinerantes em cima, só me apetece abrir a camisa e mostrar-lhe as três cicatrizes que tenho no peito, que deviam ser suas e não minhas.
.
Deixo-vos com as sábias palavras da Marciana: «Fumar mata. Não é uma lenda. “Fumar mata” já não era uma lenda na altura em que se falava que o aquecimento global era uma lenda, e até o aquecimento global já é uma realidade.» Aconselho-vos a leitura do post completo, sob o sugestivo título “Fumar devia ser como a masturbação”. E aproveito para vos voltar a insultar.
.
Tags: [ fumar | fumadores | cancro | pulmões ]
http://joaon.weblogs.us/2007/07/04/os-vossos-pulmoes-sao-os-da-direita/
Sobre esta entrada
Está a ler “Os vossos pulmões são os da direita”, uma entrada do Café da Manhã
- Publicado em
- 04.07.07 às 16:12
- Categoria(s):
- Café
2 comentários
Ir para o formulário de comentários | RSS dos comentários [?] | URL de trackback [?] 06.07.07 / 10amCuriosamente também uso todos esses adjectivos interessantes para classificar alguém que adopta qualquer tipo de extremismos! Como o que adoptaste neste texto!
.
O tabaco é um vício tal como qualquer droga… O fumador é doente, tal como qualquer toxicodependente. Não é fácil largar o cigarro, como não é fácil largar a droga.
.
Enquanto não se enfrentar o vício do tabaco tal como ele é - uma doença - nada vai evoluir e continuarão a aparecer textos destes onde o único objectivo é insulto gratuito.
.
Acredito que tenha sido apenas uma noite mal dormida… tens de tomar o café da manhã antes de vires escrever alguma coisa!
06.07.07 / 1pm
.
Porque é que o preço da gasolina é taxado em mais de oitenta por cento pelo Estado, e o do tabaco não se aproxima desses valores? Acho muito bem que me penalizem por poluir, ao volante, o ar que todos respiramos. E, no entanto, não me passa pela cabeça conduzir numa sala fechada e populada por não-condutores
.
fumar devia ser como a masturbação
* Ritamarciana ponto org
Eu não gosto de estar a comer num restaurante e ver pessoal a mastigar de boca aberta. Mas não tenho o direito de chegar a um estranho e lhe dizer que não quero ver a primeira fase da digestão dele, apetece, mas não o faço. Quanto muito deixo de olhar e com sorte espero que ele esteja longe o suficiente para eu não o ouvir.
.
Também não gosto de malta que não sabe o que é um desodorizante, nem tão pouco um banho. E há malta que cheira mal, mas eu não tenho direito de chegar à beira de um estranho, sem saber nada da vida dele e dizer-lhe "vá tomar um banho". Sei lá eu as razões pelas quais alguém cheira mal e não tenho direito de dizer nada.
.
Igualmente não gosto de ver malta a comer partes esquisitas de animais, nem aquelas carnes servidas cheias de sangue, mas se não me tentarem fazer comer patas de galinha também, o que eles comem não me prejudica. Cada um que coma o que, e onde quiser, que não tem nada a ver comigo e não tenho direito de apontar nada só porque me "mete espécie".
.
Há coisas que irritam toda a gente. Todos temos pancas e ocasionalmente há coisas que sentimos que nos fazem perder anos de vida. Mas são manias nossas porque na realidade não nos tiram saúde, irritam, fazem-nos rebolar os olhos, para alguns dá direito a um post no blog, mas é só isso.
.
Agora há coisas que me deixam piursa, uma delas é os fumadores usarem esta linha de pensamento, de forma completamente minada e dizerem que eu estar a comer um hambúrguer ao lado de um fumador que seja vegetariano é a mesma coisa que ele estar a fumar ao meu lado, porque se a mim me incomoda o fumo a ele também incomoda eu estar a comer um animal. Pois bem, não é a mesma coisa. Se eu pegasse no hambúrguer e o espetasse pela goela abaixo do vegetariano sem ele poder fazer nada para o evitar, então estariamos ao mesmo nível de invasão. Agora eu estar a entupir as minhas veias de gordura e somente as minhas, não é a mesma coisa que o vegetariano estar a fumar e eu estar a fumar com ele simplesmente porque eu não tenho hipótese de não respirar o mesmo ar.
.
Eu estou-me absolutamente e completamente a marimbar para a saúde de quem é idiota o suficiente para fumar nos dias que correm, principalmente a malta "jovem". Não me estou a marimbar é para as pessoas como eu que tomaram a decisão consciente de não fumar, e que se querem sair a um café ou restaurante, manter um negócio (por exemplo os donos de cafés), trabalhar, têm que levar com o fumo dos outros. Fumar mata. Não é uma lenda. "Fumar mata" já não era uma lenda na altura em que se falava que o aquecimento global era uma lenda, e até o aquecimento global já é uma realidade.
.
Alguém só tomar banho uma vez por semana, gostar de patas de galinha ou orelhas de porco ou abrir a boca e só dizer asneiras, irrita, mete impressão, mas não me tira saúde. Alguém que opta conscientemente por fumar só porque lhe apetece, porque fica bem, lhe dá prazer, ou não consegue manter uma conversa sem o fumo a embelezar a saída das suas palavras e não pode esperar pelo fim de uma refeição para fumar, não é algo que eu possa dizer que só irrita. Não! Irrita e faz mal: a quem fuma e a quem rodeia. E os fumadores têm aqueles pulmões tão minados que nem conseguem lembrar-se da sensação física de quando eram não-fumadores e levavam com fumo. Não conheço ninguém que me diga que gostava do fumo e do cheiro do tabaco antes de começar a fumar, quanto muito ouço as pessoas dizerem que detestavam tanto o fumo que a única maneira que arranjaram de lidar foi começarem a fumar.
.
Isto leva-me aos comentários que vi numa das entradas do Pedro sobre este assunto, e nos comentários li coisas vindas de fumadores que eu acho fantásticas. Inclusivamente dizerem que o governo não se devia meter no assunto. Tendo em consideração os discursos que ouço na primeira pessoa e que leio dessa malta fumadora, só posso concordar com a Dee e perguntar se fumar mata neurónios. É que se o governo não se meter e incutir à força regras de comportamento aos fumadores, estamos bem lixados.
.
Não me parece que seja assim tão difícil de entender o desconforto e irritação, mas acho que vou ter que ser explícita. Para um não-fumador estar num ambiente de fumadores é tão confortável como andar descalça sobre vidros, cortar as peles entre os dedos com folhas de papel, estar engasgada ou a afogar-me e não conseguir respirar, bater com ambos os os cotovelos contra paredes de repetidamente, e depois, como uma cereja no bolo temos o grande e enorme prazer de ficar com o cheiro a tabaco entranhado em cada milímetro de pele e de roupa até ao próximo banho e lavagem da roupa. Gostava que um fumador conseguisse compreender como é exasperante acabar de tomar banho, ter que passar por uma divisão em que estejam a fumar, e ficar a cheirar a tabaco: para um fumador, a quem o cheiro do tabaco não causa qualquer incómodo, o único equivalente que eu encontro é alguém despejar o conteúdo de um toi toi a uso durante 2 dias num festival de verão sobre vocês. É caso para dizer que é uma merda, não?
.
Isto leva-me finalmente à actualidade, e a falta de posição deste governo de fumadores, e do escroto vazio que eles demonstraram com esta pseudo lei em que basicamente se deixa ao bom senso do povo toda esta questão. Desculpem, usei “bom senso” e “povo” na mesma frase sem um “não tem”? Esperar que fumadores que nem pelos filhos têm a consideração de não fumar (quantos pais vejo eu a fumar em carros com janelas fechadas e os filhos lá dentro?) tenham alguma consideração por estranhos?
.
Depois dizem que devem ser os não-fumadores a pedir aos fumadores para não fumarem se nos estiver a incomodar. Há que referir que incomoda sempre. Sempre e sem excepção. Se não incomodasse, a minha vida era ser um exaustor e lamber cinzeiros. E quando vejo fumadores dizerem que a nossa responsabilidade é ir de mesa em mesa pedir a toda e qualquer pessoa que apague o cigarro, é como se estivéssemos no liceu e fosse o nosso agressor a dizer "sei que te estou a fazer mal, mas se queres que páre vais ter que me dizer na cara", quando toda a gente sabe que o miúdo que se queixa acaba por levar mais do agressor. Os fumadores no que toca a defender o vício são irracionais e a maioria não reage bem a ter um estranho a dizer-lhe para apagar o cigarro.
.
Eu gosto é dos fumadores que dizem "mas eu peço sempre licença para fumar e ninguém se importa", ora aqui vai uma grande e enorme novidade (o choque, a surpresa!): quem é "não-fumador" e não se importa, está apenas a tentar não ser o desmancha prazeres; porque o fumo a um não-fumador incomoda e mesmo que incomode pouco (nem toda a gente sofre de bronquite como eu) há sempre aquele factor de sei lá, ser nocivo para uma pessoa respirar aquele fumo; o fumo do qual o fumador não abre mão é o preço que os seus amigos pagam pela sua companhia. Um fumador com dois dedos de testa nem sequer devia pensar em acender um cigarro quando sabe que há pessoas à mesa que não fumam. Se vocês são desses fixes que fumam à mesa com não-fumadores e acham que eles não se importam e que não lhes estão a fazer mal, deviam era ter vergonha. Está provado que a maioria dos fumadores não tem esse bom senso.
.
Isto faz-me lembrar de um caso em que um marido tinha que usar uma máscara de gás porque a sua mulher não abria mão do cigarro à refeição, enquanto via televisão e até antes de dormir. Se nem por um marido, um filho, um familiar a maioria dos fumadores tem consideração e se apercebe que os seus direitos acabam quando começam a violar o espaço das outras pessoas, digam-me mesmo se acreditam que se não houver uma lei e multas para quem não a cumprir, os fumadores vão começar a ter consideração por quem não fuma. Eu não acredito. E os fumadores conscientes não são suficientes, até porque basta um cigarro numa sala para poluír o ar.
.
Eu gosto é do "ai proíbem? então agora é que eu vou fumar para cima de toda a gente". Pois bem, vou pegar numa mega bisnaga de água e exercer a minha liberdade, o meu direito de encharcar todos os fumadores com quem me cruzar que me mandarem fumo para cima. Então, não tenho direito? E enquanto for água, estão cheios de sorte, porque o fumo pestilento que se entranha, que os fumadores andam por aí a partilhar merecia um líquido bem mais criativo.
.
Fumar devia ser como masturbação, feita na privacidade de cada um e partilhada apenas com alguém concordante com esse espectáculo. E eu queria ver o quanto os fumadores, que são tão pelos direitos e liberdade de cada um, iam gostar se não houvesse leis a garantir que a masturbação fosse um acto privado e os tarados sexuais andassem por aí a expôr as partes e se pudessem masturbar ao lado de quem quissessem. Afinal estão só a mexer com o corpo deles, não é? Ah, espera, era chato não era? Era como se fosse uma violação do vosso espaço, não era? Então meus amiguinhos fumadores, já sabem como um não-fumador se sente ao lado de alguém que está a fumar. É assim tão difícil de entender? O vosso prazer é o nosso desconforto e quando os prazeres levam pessoas a ser irracionais, apenas leis podem eventualmente fazer as pessoas pensarem duas vezes, e as que não pensarem, vão pagando até conseguirem ser mais racionais.
.
É importante referir que eu vivo com dois fumadores eloquentes e cheios de direitos e teorias, por isso não há nenhuma treta de fumador que me possam atirar que eu ainda não tenha ouvido da boca deles em defesa do seu vício. Podem tentar, mas I pity the fool. Deixem-se de tretas e de fumar, pelo menos para cima de quem não fuma.
,
comentar
Comentar é livre de momento, mas todos comentários dos não registados são moderados. Estar registado, ter uma TypeKey dá direito a pontos que dá para juntar e receber super prémios, ou então não, mas pelo menos aparecem logo no site e pertencem a uma liga especial de comentadores extraordinários, o que eu aprecio bastante. Anónimos e outros do género não chegam a ver a luz do dia, porque eu sou má.
comentários
http://www.cnn.com/2007/WORLD/europe/07/01/smoking.ban.reut/index.html
.
Basta proibir em todos os locais... Os fumadores habituam-se a fumar ao ar livre e mais nada...
.
Dar a liberdade de escolha aos donos de cafés é a mesma coisa que não fazer nada. Ou todos os cafés proibem ou nenhum vai proibir.
.
É que é tão simples...
escrito por: a | julho 1, 2007 10:22 PM
Concordo plenamente. O que me parecia uma compreensão do governo pelos nao fumadores e bom senso, afinal foi mais uma das estupidezes deles. Fumar ao lado de alguém não devia ser agressão? É que podem estar a fazer bem pior do que simplesmente pegar numa faca e espetar na barriga (nao fumadores com cancro de pulmao que o digam)
.
escrito por: Alcides Fonseca | julho 2, 2007 12:34 AM
Concordo plenamente com tudo o foi dito. Como não-fumadora acho um ultraje sentar-me numa mesa num café, num restaurante ou onde quer que seja, e ter que respirar o fumo pestilento de alguém a fumar. Acho uma falta de respeito, mesmo. Mas não há quem meta isso na cabeça dos fumadores, infelizmente. Continuam a achar que podem fumar em qualquer lado e os incomodados que se mudem. Está mal, está muito mal, mas pelo andamento vai continuar assim durante muito tempo.... =/
.
escrito por: Speech(less) | julho 2, 2007 9:52 PM
andar de automovel tb prejudica a saúde, do escape sai monoxido de carbono que faz mal a toda a gente e nem eu nem tu deixamos de andar de carro. portanto, o argumento de q faz mal à saúde é um bocado subjectivo e só serve para aquilo q nos interessa. Eu não sou fumador mas nao sou tão fanatico como tu. Acho que em qq espaço fechado deveria haver um lugar para fumadores.é q o acto de fumar, alem de um vicio para mta gente, é um acto social e é algo q tem de se compreender. da mm forma q masturbação em publico poderá a vir a ser uma realidade num futuro proximo :)))
.
Em suma, sou da opinião q nem tanto ao mar nem tanto à terra. Sim, fumar perto de pessoas q estão a comer é inadmissivel, mas penso q o fumador tb tem o seu direito de acender o cigarro num espaço publico, numa zona reservada a eles, como é obvio.
escrito por: joao | julho 4, 2007 4:56 PM
Desculpa, mas Isso de não tomar uma posição realmente é muito confortavel. Os que realmente têm coragem para a assumir, se forem contra são fanáticos, se forem a favor, coitadinhos, são fumadores e fumadores são viciados e fumar é um acto social que tem que ser compreendido. Tretas.
.
Enquanto se perder tempo a falar no que é pior do que fumo em segunda mão, as atenções desviam-se do problema em questão. É claro que assassínios e violações são piores que fumar. É claro que comer hamburguéres faz mal à saúde. É claro que os carros poluem. Sim, e? Nisto não há querer agradar a gregos e a troianos. Uma sala fechada, mesmo com zonas separadas para fumadores e não fumadores é a mesma coisa que ser tudo para fumadores. Numa sala se está a fumar um, estão a fumar todos.
.
Fumar por ser um vício e um "acto social" leva as pessoas a serem completamente idiotas. Fumarem para cima dos próprios filhos e para cima dos outros. Eu acho que devia ser mandatório eles não fumarem em sítios públicos fechados porque simplesmente o fumo espalha-se por todo o lado. É uma questão de saúde pública. E da mesma forma que há esta questão, há outras, mas porra, que se lide com esta questão em vez de estar sempre parado no lugar da desinformação a dizer "ah, mas aquilo faz mal/pior". Enquanto os fumadores não andarem com capacetes completamente vedados e fumem só para eles, o direito dos fumadores de fumarem em público choca e muito com a liberdade de um não-fumador não levar com o fumo em cima. Como os fumadores não têm grande bom senso (e cada vez que vejo um fumador a deitar fora uma beata acesa pela janela fora do seu carro na autoestrada, fico mais convencida disso), o governo devia ser o responsável por incutir algum.
.
Tempo para um novo acto social: chupar rebuçados ou comer cenouras.
.
Quanto ao meu fanatismo, já perdi um tio para o cancro de pulmão e desde que nasci, vivo com 2 fumadores que não deixam de fumar por nada. Desculpa se não tenho relaxamento em relação a uma questão que eu considero bastante grave.
escrito por: marciana | julho 5, 2007 4:03 AM
.
deixa-me só acrescenter um pequeno ponto e q tb serve de conclusão àquilo q eu penso. Vamos reduzir isto ao que realmente interessa: os fumadores fazem algo q gostam mas q prejudica a saúde das outras pessoas. Agora eu pergunto o que é tu na tua vida fazes q tb prejudica a saúde às outras pessoas? O exemplo do automovel foi para chegar aí. Portanto penso que a "desculpa" de fazer mal à saúde é aquilo a que tu te agarras pq o q realmente sentes, e como explicaste com outros exemplos, é q aquilo te mete impressão, te chateia, etc.
.
portanto, eu sou apologista de espaços em q hajam lugares para fumadores e nao fumadores. e quem quiser misturar q se misture.
escrito por: joao | julho 6, 2007 2:22 PM