quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Fumar ou não fumar (4) - Os Malefícios do Tabaco


13 01h27

Fumar ou não fumar?


Quanto à proibição acho válida pois, para as pessoas que não fumam, é tremendamente incômodo o fumo dos outros. Mesmo os fumantes, acham o hábito ruim, imagine quem não fuma.
Autor: Jorge Silva do Nascimento - Participa desde: 22/04/2007 É proibido fumar...



Fumar ou não fumar?
.
Como estamos num país livre e democrático, podemos optar por fumar ou não. O tabagismo é um vício como outro qualquer, causa dependência, é incomodo para quem usa e para quem tem que suportar, há pessoas que não conseguem controlar este vício, ficam desesperadas quando não podem fumar.
.
Está comprovado há muito tempo que o cigarro trás inúmeros malefícios ao ser humano. Foi introduzido por um homem chamado Jean Nicot, que acreditava nos valores medicinais da planta. Pode causar doenças respiratórias, câncer, aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais. É tremendamente prejudicial às gestantes, pode causar aborto, doenças respiratórias no feto e a criança pode nascer já com dependência da droga. As mães e pais fumantes, podem trazer para os filhos dentro de casa, diversas doenças respiratórias e pulmonares.
.
O fumante passivo é tão fumante como quem usa o tabaco, com agravantes, pois, além de respirar a fumaça do cigarro, ainda tem que aspirar o dióxido de carbono da respiração dos outros.
.
O homem na sua ignorância e teimosia, faz com o cigarro o mesmo que está fazendo com o problema da poluição. Ignora os riscos do fumo, ignora, não por ignorância, mas no sentido de não se importar, que o tabagismo seja prejudicial para a saúde humana.
.
Alguns arrogantes dizem que têm direito de fumar da mesma maneira que os outros, tem o direito de não fumar, essa arrogância rouba do homem alguns anos de vida, os fumantes tem sua vida encurtada em uns 10%, enquanto os não fumantes, têm uma vida mais saudável, com melhores condições de vida e higiene.
.
O normal é não fumar, fumar foi inventado pelo homem.
Embora seja muito prejudicial, é tido como um sinal de status, algumas pessoas acham bonito fumar, principalmente as mulheres. Acho que beijar uma mulher que fuma é o mesmo que beijar um homem.
.
Quem fuma não se importa com o hálito fétido, com o amarelão dos dentes, as cáries dentais, as doenças nas gengivas e mucosas internas da boca, que pode até virar câncer, nem o cheiro que fica nos ambientes onde há fumantes, nem ao cheiro dos cinzeiros que a muitas pessoas provoca náuseas.
.
Agora estão querendo colocar uma Lei para que os bares e restaurantes e outros locais públicos tenham lugares especiais para os fumantes, isso de nada adianta, não inibe o fumante, nem nos livra do mal que o cigarro trás.
.
O que poderia resolver um pouco a questão seria o aumento no preço do maço de cigarros, se ao invés dele custar 2,00, custasse 20,00, dificultaria a aquisição e poderia diminuir o consumo. Porém há ainda o problema com os cartéis internacionais, que aceitam as leis antifumo com muita reserva, pois, lhes diminui os lucros, todas as companhias que produzem cigarros são multinacionais, geram milhares de empregos, pagam milhões em impostos e etc. e tal. O que deveria mesmo ser feito era a proibição da fabricação do cigarro e seus assemelhados, mas isso traria problemas sociais e políticos enormes, soluções tão radicais não podem ser tomadas, sob pena de haver uma verdadeira comoção social.
.
Como é uma dependência química e psíquica ao mesmo tempo é difícil livrar-se dela, tem gente que não sabe estar em lugar nenhum sem ser com um cigarro nas mãos, há pessoas para as quais o cigarro faz parte do corpo, como um braço ou a mão, há os que fumam porque acham bonito, na realidade, é mesmo difícil deixar de fumar, apesar de todos estarmos cientes dos prejuízos causados pelo tabagismo.
.
Há os fumantes compulsivos, que se tiverem que escolher entre os alimentos e o fumo, escolhem o fumo. Alguns dizem que acalma os nervos, outros que serve pra mantê-los magros, há os que dizem que é pra acalmar a ansiedade, outros tem o cigarro como companheiro da solidão e da nostalgia e muitas outras bobagens.
.
Fumo é vício e pronto. A maioria das pessoas fuma por falta de cultura. Quando a pessoa se conscientiza dos prejuízos do fumo, deixa de fumar e pronto.
.
Meu pai fumou por quarenta e cinco anos, um dia, já depois dos sessenta anos de idade, sentia falta de ar, fraqueza e dores no peito, foi ao médico, que depois de fazer exames perguntou-lhe:
.
- Seu Canuto o senhor quer viver até que idade?
.
- Ora, doutor quero viver muito ainda, respondeu.
.
- Então o senhor precisa parar de fumar.
.
- O senhor acha que isso me trará melhoras?
.
- Tenho certeza que sim.
.
Em silêncio, meu pai pegou o maço de cigarros no bolso, olhou para ele, amassou e jogou na cesta de lixo do consultório do médico, nunca mais fumou na sua vida, ainda viveu vinte e poucos anos, morreu de complicações causadas pelo cigarro, que foram se acumulando no tempo em que fumava, se não tivesse deixado de fumar, teria vivido no máximo mais uns cinco anos depois do dia daquela consulta.
.
Quem quer deixar de fumar, pode faze-lo. É só ter boa vontade e firmeza.
Agora, o hábito de fumar é muito difundido no mundo inteiro, não sei se alguém além de mim já notou, em qualquer filme, os atores sempre estão com cigarros entre os lábios, eles certamente ganham altos cachês das companhias internacionais pra fazer isso, fumam compulsivamente nas películas. Isso deveria ser proibido, é fazer apologia a um terrível vício.
.
Quanto à proibição acho válida pois, para as pessoas que não fumam, é tremendamente incômodo o fumo dos outros.
.
Mesmo os fumantes, acham o hábito ruim, imagine quem não fuma.
.
Esta proibição deveria ser maior ainda, deveria ser proibido fumar perto de outras pessoas, o fumante deveria ter uma casinha de um metro por um metro sem janelas, sem respiradouros, onde o fumante pudesse ficar só com sua fumaça, dentro de pouco tempo, teríamos diversos ex-fumantes.
.


jornal de debates.Brasil

Sem comentários: