Luiz Pacheco
- portal oficial não-oficial -
Publicado por amnésia
6 de Janeiro de 2008
No dia 5 de Janeiro, com 82 anos de idade, faleceu no Montijo o Luiz Pacheco.
Segundo o Público online: "O corpo do escritor e crítico literário Luiz Pacheco, que morreu na noite passada, aos 82 anos, vai ser cremado terça-feira, pelas 19h00, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, disse hoje à Lusa fonte próxima da família. Segundo a mesma fonte, o corpo do escritor só deverá ser entregue à família na amanhã à tarde. O funeral terá lugar na próxima terça-feira pelas 17h45 da Basílica da Estrela, para o cemitério do Alto de São João"
Ainda segundo o Público " O crocodilo que voa é o título do livro de João Pedro George, que sairá ainda este mês pela Tinta da China e que reúne as últimas entrevistas dadas por Luiz Pacheco."
Para mais informações consultem o Público online ou o site da RTP. Na secção de vídeos da RTP (acho que) podem encontrar a entrevista a Vitor Silva Tavares na RTPN das 16 ou 17 horas (informação por confirmar), ao Francisco José Viegas (RTPN das 18 horas) e no Jornal 2, entrevista a Vitor Silva Tavares. Nos vários noticiários da RTP do dia 6 de Janeiro, estão disponíveis peças jornalísticas sobre a vida e morte de Luiz Pacheco e muitos destes
vídeos encontram-se online.
Dezembro 2007
Uma versão litográfica de "Comunidade" foi lançada no passado dia 26 de Novembro com 18 pinturas de Cruzeiro Seixas, dedicada pelos autores à memória de Mário Cesariny, no dia em que se assinalou a passagem de um ano sobre a sua morte.
Para ler:
Entrevista à Revista K aqui ou aqui dentro
VENDO:
Tenho para venda a 1ª edição rara dos "Textos de Circunstância" de 1977 por 49 Euros.
E mandem fotos, mandem textos, mandem críticas, mandem capas de livros, mandem os livros agarrados também.
Não se acanhem e mandem vir.
------------------------
Últimas do Luiz Pacheco:
Maio 2007
>Fez-se actualização de Textos e de Bibliografia neste vosso site. Mais de 15 novos textos e entrevistas.
Neste momento estou a organizar e a listar cronologicamente todos os artigos do Luiz Pacheco para a imprensa escrita. É um trabalho estúpido, mas alguém tem que o fazer.
Abril 2007 >O LP saiu do lar no Príncipe Real em Lisboa e encontra-se a viver com um dos filhos (não sei se com o Paulo). Informações mais recentes actualizadas na sua última entrevista para o Correio da Manhã (8-4-07) ou aqui. |
Durante 2006
>(Acho que foi) numa edição do Notícias de Sábado (29-4-06), que perguntaram ao LP o que faria se fosse deputado (devido a esta barraca das faltas dos de-puta-dos). Responde que, se fosse deputado, nem sequer poria lá os pés. Bom, afinal não parece haver muitas diferenças.
>Ia acontecer mas não aconteceu, nem sei se vai acontecer. O lançamento do último livro do LP "O crocodilo que voa - Entrevistas", com organização e prefácio de João Pedro George, uma colectânea das maiores e mais importantes entrevistas de LP concedidas nos últimos 12 anos. Mais informação no blog da editora Objecto Cardíaco.
>Para quem não sabe, o Luiz Pacheco mora num lar no Príncipe Real e sim, ainda está vivo. Fui há pouco tempo visitá-lo e apresentar-lhe o site. Esteve-se bem a borrifar e fez-mo notar de uma forma bem apachecada.
Pois ainda bem, só me faltava ter o Pacheco a falar bem do ciberespaço e que ainda bem que eu existo para lhe dar visibilidade e que fui a melhor coisa que lhe apareceu à frente. Só me faltava...um Pacheco lamechas.
>Pela parte que me toca, ando a recolher (leia-se digitalizar) a bibliografia jornalística do LP. Graças aos alfarrabistas Luís Gomes (Artes e Letras) e ao Nuno Franco (Alexandria) já tenho uma boa base de dados. Quem tiver artigos de/sobre Luiz Pacheco que me envie, que a gerência agradece e retribui.
>Neste momento João Pedro George está a escrever e preparar uma biografia do Pacheco.
No site Esplanar, uma entrevista com LP. Fotos incluídas e boas.
Finados de 2005
Novo livro:"Cartas ao léu: 24 cartas a João Carlos Raposo Nunes", pela Quasi.
Críticas aqui e aqui.
.>Na Visão da primeira semana de Setembro, entrevista com o LP. O Jornal de artes e letras, também.
>Apelo à nação: ando à procura dos livros do Luiz Pacheco. Se tiverem para venda, apitem.
15 Setembro 2005
Lançamento oficial do livro "Diário remendado 1971-1975", pela D. Quixote. A revista "Os meus livros" de Agosto inclui fotos e extractos do livro. Já li o posfácio e gostei do que li. Críticas aqui.
Julho, 2005 (à noitinha)
A RTP (quem mais?), emitiu no canal 2 (ou a 2: ou o 2 ou dois) um documentário sobre a vida e obra de LP. "Luiz Pacheco - Mais um dia de noite". Repetiu em Agosto nas Curtas.
24 de Julho 2005
O moribundo jornal "A Capital" entrevista-O, por interposto de Pedro Castro. Fotos de José B. Caria.
Algures na década de 00
O eterno execrável VASCO GRAÇA MOURA, tradutor de dante, inclui a "Comunidade" em "Os melhores contos e novelas portuguesas".
Algures na década de 00
O organizador António Mega Ferreria inclui um conto (A comunidade?) em "O erotismo na ficção portuguesa do século XX". Por esta passas, António...
7 de Janeiro de 2004
Entrevistado por Elisabete França no Diário de Notícias.
Antes de...Dezembro, 2003
Algures, entrevista com a Anabela Mota Ribeiro no DNA, publicada em livro em Dezembro de 2003.
Nota: a ver se compro o livro com a entrevista.
26 Abril 2002
22h00 Lançamento do livro «Mano Forte» de Luís Pacheco, da Editora Alexandria, na Ler Devagar em Lisboa.
Estive lá para ver o Luiz Pacheco. Para além do autor não ter comparecido (há uns anos que não sai do do (puta da dislexia) lar), nenhum dos elementos da mesa falou sobre a ausência ou fez os agradecimentos da praxe ao autor: Cecília Netto, realizadora da RTP; Um Bernardo, autor da compilação dos textos; e o Nuno Franco da Alexandria, com um ar enrascado, mas que fez um trabalho do caraças com o livro do Pacheco.
Após a sessão de masturbação mental, foi projectado um documentário sobre o Luiz Pacheco, com realização de Cecília Netto em 1991 e produzido pela RTP (quem mais?! xiça, qualquer dia ainda pensam que trabalho para esses gajos!): "Luiz Pacheco - A vida e o texto".
Visite o nosso: Livro de Visitas
Desde 2006: Última actualização: Janeiro 2008
[ Biografia] [ Bibliografia e obras ] [ Fotografias ] [ Onde comprar livros de Luiz Pacheco? ] [ Textos ]
|
Sem comentários:
Enviar um comentário