terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Revolução de Outubro


Turbilhão na história


O portal Vermelho comemora, aqui, os 90 anos da Revolução Russa.

Um acontecimento que marcou a história da humanidade e mostrou que a transformação da sociedade é possível com a luta de homens e mulheres. A superação da exploração, das desigualdades sociais, da miséria que caracterizam o capitalismo pode dar lugar a uma sociedade de novo tipo, a sociedade Socialista.




A Revolução de 1917 foi a mais profunda desde que existe a civilização. O estado socialista que nasceu em 1917, derrotou a agressão nazista, em 1945 e se consolidou como uma experiência avançada que prometia um futuro risonho para todos. A democracia, as conquistas sociais, a independência dos povos da África e da Ásia que ainda estavam sob o jugo colonial, foram conseqüências não só da existência da URSS, mas muitas vezes de seu apoio ativo às suas lutas.



Marx já havia assinalado, muitas décadas antes, que a revolução proletária é diferente das demais porque é movida por uma crítica implacável contra si própria e seus protagonistas. Ela ergue-se, cai para levantar-se novamente, poderá cair outra vez sob os golpes daquela crítica feroz, até finalmente conquistar a forma de estado adequada para a eliminação de toda dominação.



A Grande Revolução Russa de 1917 não fugiu a este vaticínio. Sua trajetória foi marcada por grandes avanços e também grandes contradições. Até finalmente ter um melancólico final sete décadas depois, entre os anos de 1980 e 1990.



Mas deixou seu exemplo luminoso e a certeza, para os que lutam pelo progresso social, que alcançar uma forma nova e superior de sociedade é necessário e possível.


ver materiais diversos em:

vermelho -90 anos da revolucao_russa


Cartaz - 1919 - 1º de Maio - os operários
só têm a perder os seus grilhões -

Sem comentários: