sábado, 20 de março de 2021

Filipe Chinita - e de repente

* Filipe Chinita

de repente 
não mais do que de repente
a poesia...
no 
acordar 
para o seu dito dia.mundial
quando julgava.. nenhuma trazer em mim.
haveis sido vós! quem de inesperado 
a desencadeou... em mim
1.
devo ser o único.não poeta
que claramente desalmado
sempre se afirma... 
2.
e se reivindica
apenas
lama
universal
de
entre 
pó e água.s
.
fj
11.29
21.03.2021
3.
nada 
de nada mais
4.
para 
falar verdade 
desculpai-me mas já tenho vómitos 
de tanto ouvir a palavra 'alma'
na boca de quasi.todos...
5.
sem que ninguém 
me saiba 
explicar 
o que 
isso 
é 
6.
muito mais 
quando no fácil discurso poético 
de quasi.todos os demais poetas
ou que poetas se dizem...
7.
que por vezes... mais parece 
não terem outra palavra 
para usar
8.
como 
se a poesia 
(lhes) fosse o apenas uso de tal palavra
9.
que 
(n)os remete 
para um algo misterioso
10.
que hoje... mais do que sabemos
não existente... em nenhum
de nós.humanos
11.
nem que poetas
_____________________________________________________
12.
dita alma 
é a mesma desnecessária conversa tola dos deus.es
dos céus dos purgatórios e dos infernos
de santos santidades e anjos alados 
tocando divinos
oboés
13.
sempre que eu a utilize 
por favor pisem-me 
em cima!
14.
eu 
por mim!
vou apagá-la...
das escassas vezes
em que ainda assim a usei eu.
ou o outro.manuel
ou a outra maria
comigo
15.
eu não tenho 'alma'
repito
16.
ainda assim! 
sou pelo menos 
tão humano
quanto 
vós!
17.
eu
tenho apenas cérebro.um único
ligado a um inteiro corpo.
de coração sangue 
veias ossos 
e pele
18.
nada 
de nada mais 
19.
senão... matéria 
altamente organizada 
em sempre processo 
de mutação.vida 
e morte
20.
todos os instantes... de mim
21.
até que a morte enfim vença
sobre a vida... em mim
22.
que 
me continuarei 
apenas 
pó entre o pó.
lama entre pó 
e águas...
23.
nada
de nada mais
24.
apaguem-me (pois) de vez! 
do roteiro das 'almas'
25.
que eu amo! apenas...
humanos... do chão
levantados! 
26.
e de inteira
vida!
_____________________________
27.
ao momento e sem revisões
nem estados... de 'alma'.
apenas lama!


Filipe enviou a mensagem: 20 de Março  às 01:26

Sem comentários: