sábado, 27 de março de 2021

Filipe Chinita - sobre a liberdade

* Filipe Chinita

sobre 
a liberdade.
concreta.e sem rodriguinhos
1.
conheci e amei 
2.
não! 
sem trabalho 
não somos livres.
3.
e sem casa... também não. 
4.
e sem (poder) intervir... também não! 
5.
e a mim... 
filipe jorge marques chinita das neves 
roubaram-me e/ou 
re.tiraram-me... 
(de) tudo 
isto... 
6.
não. 
não foi 
a um qualquer.outro
incógnito... 
ser... 
7.
foi 
a mim. 
e deliberada.mente
8.
a mim!
pelo menos
mais vivo 
e dado dos homens 
e dos seres 
em tudo 
o que se acomete
.
fj
12.54
27.03.2021
9.
assim 
me fizeram 'justiça' 
pelas suas.próprias
mãos...
sujas
10.
e
quem
assim 
não entende
as atrocidades
que (me) cometeu
e que cometidas me foram
nada mesmo!
percebe... 
da liberdade
do humano 
da política
__________________________________
11.
sim
depois... 
de uma inteira vida 
de (em) sempre constante dádiva
no fim da mesma... 
deixaram-me 
sem nada 
de nada
de tudo
aquilo
que 
sempre 
re.ergui
12.
mas finalmente
cansei-me
de
continuar
a explorado
ser
13.
para sempre 
me negando... 
ao poder 
do capital do poder e do mando
14.
venha ele... donde vier
15.
prefiro morrer
(todo) pobre
e sem
nada
de
meu
de 
boca... podre 
e corpo... como carcaça das ruas
que voltar a deixar-me subjugar
por quem provou... 
nada entender
nem
nada merecer
de mim
15.
esta 
é a única 
concreta realidade
revolucionária dos factos
16.
em nome 
de (não) sei bem o quê
e a mando 
de (não) sei muito bem quem
e ante 
a covarde e calada inacção 
de outros tantos!
tiraram-me 
o pão
da 
boca
17.
e
destruíram-me 
em concertado - passo por passo -
o amor.a família.
a casa e a 
vida
18.
assim... 
ficaram todos felizes
de suas invejas.ciúmes.ódios 
e outras grandes e pequenas 
aleivosias
19.
felizes...
de me haverem 
finalmente...
destruído
em vida
20.
uns 
já morreram.
mas
outros 
(ainda) continuam 
sobre.vivendo 
por 
aí...
re.mordendo-me 
pelas costas
pelo 
esquecimento...
do tempo
21.
sempre 
mal.dizendo de mim
o que eu 
nunca 
fui
nem lhes 
serei

 
Filipe enviou a mensagem 27 de Março às 13:37
poesia
.
basta só...
que seja humana.
in.comum.inteligente.e sensível.
sensorial.pele/sangue.e mente.
como é...
quando 
quer 
ser
.
- que 
eu o sou...
mui para além... de mim 
e do meu querer
pois que não 
me tenho
mão -
.
basta só...
que sempre/só diga(s)
do mais fundo
e da m(ai)or
verdade
em 
si
.
em ti.
(mas) sem fingimento
algum
.
fj
17.33
27.03.2021
 
Filipe enviou a mensagem em 27 de Março  às 17:44

contra.adições
facilmente explicáveis
.
basta ver.es 
a quantidade infernal 
de camaradas e 'amigos'
que nem! ao meu 
mural 
vêm... 
se 
dignam vir 
mesmo! 
com 7 livros de poesia 
editados. pelas 
editoras. do 
partido
.
ainda 3 
de um só.ano em moscovo
.
um 4º
'3º andar jardim.suspenso'
de entre lisboa e alentejo
em sempre revolução
de tudo em 
(volta de) 
mim
.
fj
18.30
27.03.2021
.
não esquecendo... até!
- pasme-se... -
os que neles/comigo 
fiz participar
e sempre só de puro 
amor 
e/ou camaradagem
os convidei


Filipe enviou a mensagem e, 27 de Março  às 18:48 

Sem comentários: