sábado, 10 de abril de 2010

La boda del poeta - Antonio Skármeta

 

Lecturalia

La boda del poeta

Antonio Skármeta

Título original:
Editorial: Debate
Año publicación: 1999

La boda del poeta de Antonio Skármeta:

Un rico y bohemio banquero austriaco, Jerónimo Frank, abandona todo y se instala en una pequeña isla del adriático, donde reabre el gran almacén El Europeo. Pronto se concierta su matrimonio con la bella joven Alia Emar. Una historia de amor lengendario en clave de intriga y humor, una mirada inteligente y satírica sobre la Europa de preguerra, pero también la crónica de una estirpe de emigrantes que llegará a Chile a principios de siglo.
.
.
http://s42.rapimg.com/upload_tmp/5/img_4946945_1246040433_abig.jpg
.
. Esteban Antonio Skármeta Branicic (Antofagasta, 7 de novembro de 1940) é um escritor chileno.

Biografia

Esteban Antonio Skármeta Branicic nasceu em 7 de novembro de 1940 em Antofagasta, Chile. filho de Antonio Skármeta Simunovic e de Magdalena Branicic, é descendente de croatas. Realizou seus estudos secundários no Instituto Nacional General José Miguel Carrera.
.
Skármeta estudou Filosofia e Literatura na Universidade do Chile. Seus estudos de filosofia foram realizados sob a direção de Francisco Soler Grima, um filósofo alemão, discípulo de Julián Marías e de José Ortega y Gasset. Suas teses versam sobre o pensamento desse último. Seguindo a linha de Soler, se interessa pelas filosofias de Jean-Paul Sartre, Albert Camus e Martin Heidegger. Logo realizou estudos nos Estados Unidos e se graduou na Universidade de Columbia.
.
Por demais, foi membro do Movimento de ação popular e Unitária (MAPU). Em 1964 se casou com a pintora Cecilia Boisier, com a qual teve dois filhos, Beltrán, escritor e filósofo, e Gabriel, músico.
.
Em 1969 foi premiado em Havana com o Premio Casa das Américas pelo livro de relatos titulado Desnudo en el tejado.
.
No ano de 1973 era profesor de literatura da Universidade do Chile, e diretor teatral. Já havia produzido um filme sobre a Unidade Popular com o diretor alemão Peter Lilienthal, no qual publicou mais tarde (1982) a novela La insurrección. Devido ao golpe militar em Chile teve que sair do país em companhia do cineasta Raúl Ruiz. A primeira escala foi Argentina, onde residiu durante um ano. Foi ali que publicou seu livro de relatos Tiro libre. Logo partiu rumo a Alemanha Ocidental onde se dedicou ao cinema. Trabalhou como professor na Academia Alemã de Cinema e Televisão em Berlim Ocidental.
.
Na Alemanha escreveu a história de O carteiro e o poeta, primeiro para a rádio alemã e depois para o mundo (1985).
.
Antes de voltar ao Chile, Skármeta se casou com Nora Maria Preperski, com a qual teve um filho chamado Fabián. Em 1989 regressou ao Chile após o longo exílio de 16 anos. Criou um programa de televisão chamado O show dos livros.
.
Em 1994 estreou a segunda versão cinematográfica de O Carteiro e O Poeta sob o título El cartero de Neruda no Festival de Veneza. O filma dirigido por Michael Radford e protagonizado por Massimo Troisi, obteve cinco indicações ao Oscar.
.
Em 1996 recebeu o Prêmio Internacional de Literatura Bocaccio por sua novela No pasó nada. No ano de 1999 ganhou Premio Altazor graças a publicação de La boda del poeta. Também conquistou o Premio Grinzane Cavour.
.
Em maio de 2000 foi nomeado Embaixador do Chile na Alemanha, cargo que exerceria até fevereiro de 2003. Nesse mesmo ano, recebeu o Premio Llibreter pela edição ilustrada de seu relato La composición. No ano de 2001 recebeu o Premio Grinzane Cavour pela novela La boda del poeta.
.
Em abril de 2003 obteve o Premio Unesco 2003 de Literatura Infantil e Juvenil em prol da Tolerância, com o livro La redacción. Em outubro desse mesmo ano, sob pseudônimo de María Tornés, Antonio Skármeta recebeu o Premio Planeta pela obra El baile de la victoria (O Baile da Vitória).
.
Em julho de 2004, Skármeta ganhou o Premio Municipal de Literatura de Santiago do Chile pelo romance El baile de la victoria.
.
Em julho de 2006, recebeu o "Premio Internazionale Ennio Flaiano" [1] pelo "valor cultural e artístico de sua obra", em particular pelo romanceEl baile de la Victoria.

Obras

  • El entusiasmo, 1967.
  • Desnudo en el tejado, 1969.
  • Tiro libre, 1973.
  • Soñé que la nieve ardía, 1975.
  • Novios solitarios, 1975.
  • No paso nada, 1980.
  • La insurrección, 1982.
  • O carteiro e o poeta, 1985.
  • Matchball, 1989.
  • La composición, 1998.
  • La boda del poeta, 1999.
  • La chica del trombón, 2001.
  • El baile de la victoria, 2003.

Páginas externas

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Antonio Skármeta.

Sem comentários: