sábado, 3 de abril de 2010

David Almond e Jutta Bauer vencem Prémio Hans Christian Andersen

Literatura infantil

David Almond e Jutta Bauer vencem Prémio Hans Christian Andersen

01.04.2010 - 16:33 Por PÚBLICO
.
Entre os galardões mais prestigiados que distinguem a literatura infantil, o prémio Hans Christian Andersen é considerado o "pequeno Nobel" este ano consagrou David Almond e Jutta Bauer.

O galardão distingue bienalmente um autor e um ilustrador cujas obras contribuam para a evolução da literatura infantil

Na cerimónia que decorreu na feira do livro de Bolonha (Itália), o norte-americano venceu na categoria de melhor autor e a alemã foi distinguida como melhor ilustradora. Distribuídos pela Organização Internacional para o Livro Juvenil (IBBY, sigla em inglês), os prémios representam uma rede de pessoas em todo o mundo que, de uma forma ou de outra, promovem o livro para os mais novos. O facto de se tratar de uma organização não governamental, sediada na Suíça, não impede o galardão de ser conhecido internacionalmente como ‘Pequeno Prémio Nobel’.

Segundo a Agência EFE, o júri considera que Almond se destacou dos outros 28 candidatos por conseguir “capturar a imaginação dos seus jovens leitores e motivá-los a ler e a utilizar o espírito crítico”, conseguindo compatibilizar a utilização de uma “linguagem sofisticada que ultrapassa as barreiras da idade”. Por sua vez, os motivos evocados para a eleição de Bauer são “a aproximação filosófica, originalidade, criatividade e habilidade para comunicar com os jovens leitores”. Ambos têm obra publicada em Portugal

A entrega dos prémios, que são atribuídos de dois em dois anos, está marcada para 11 de Setembro no Congresso Bienal da IBBY, em Santiago de Compostela.
.
.



quarta-feira, 24 de março de 2010


DAVID ALMOND VENCE PRÉMIO H C ANDERSEN




O escritor britânico David Almond recebeu o Prémio Hans Christian Andersen 2010, outorgado pela IBBY, na categoria de autor. Em Portugal tem três títulos traduzidos e publicados: O Meu Pai é um Homem-Pássaro, Um Cantinho no Paraíso e O Grande Jogo.
.
.

SIC - Publicação: 24-03-2010 12:43   |  Última actualização: 24-03-2010 12:47

Autora belga Kitty Crowther venceu o Prémio Astrid Lindgren Memorial 2010 

A ilustradora e escritora belga Kitty Crowther venceu o prémio literário Astrid Lindgren Memorial, foi hoje anunciado. A autora estava na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, na altura do anúncio, e mostrou-se emocionada por ter sido distinguida com este prémio, no valor de 500 mil euros. Nascida em 1970, a autora belga tem cerca de 20 títulos publicados.



.

O júri do prémio, presente em Bolonha, elogiou-lhe a imaginação e criatividade em escrever e ilustrar "a complexa e complicada relação entre pais e filhos (...) com imagens que são ao mesmo tempo ingénuas e intensas". 
.

Kitty Crowther, segundo o júri, consegue uma "combinação de humor e melancolia" com técnicas simples que usa em nome do suspense que prende o leitor. 
.

A premiada é autora da série "Poka e Mine", com alguns títulos publicados em Portugal. 
.

O prémio Astrid Lindgren Memorial (ALMA) foi criado em 2002 pelo governo sueco em memória daquela escritora, e destina-se a distinguir escritores, ilustradores e entidades de todo o mundo que promovam a literatura infantil. 
.

O vencedor, que receberá cerca de 500 mil euros, foi divulgado hoje ao início da tarde em Vimmerby, na Suécia, e o anúncio foi transmitido em Bolonha, no âmbito da Feira do Livro Infantil que decorre em Itália.

Dos mais de 160 candidatos de 61 países para a edição de 2010 do ALMA, estavam nomeados a escritora portuguesa Alice Vieira e o projeto Palavras Andarilhas, da câmara municipal de Beja. 
~.

Do universo da lusofonia estavam ainda nomeados a escritora angolana Maria Celestina Fernandes, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, o promotor de leitura Maurício Leite e o ilustrador Roger Mello, todos eles do Brasil. 
.

Na terça feira foram anunciados em Bolonha os vencedores dos prémio Hans Christian Andersen, este ano atribuído ao escritor britânico David Almond e à ilustradora alemã Jutta Bauer, ambos com obra editada em Portugal. 
.

"Um cantinho no paraíso" e "O segredo do senhor de ninguém" são dois dos títulos de David ALmond traduzidos para português e editados pela Presença. 
~.

De Jutta Bauer estão publicados "Quando a mãe grita", "A rainha das cores" e "Selma".


Lusa
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/Autora+belga+Kitty+Crowther+venceu+o+Premio+Astrid+Lindgren++Memorial+2010.htm

.



Sem comentários: