terça-feira, 6 de abril de 2010

Zé [Saramago]

imagoverbalis

 

há dez anos que o prémio nobel de literatura foi atribuído ao josé saramago em estocolmo. tinha eu já estado há algum tempo a tentar obter uma entrevista com o escritor. veio a faro para apresentar uma nova obra, já não me lembro qual, em 1997 numa livraria da cidade, estava eu, grávida e bastante pesada, á espera do senhor durante muito tempo enquanto os leitores presentes esclareceram as suas dúvidas com o autor famoso. 
.
quando foi a minha vez, o septuagenário já não estava muito para aí virado, pediu desculpa porque já não se encontrava disposto para ser entrevistado, estava cansado. e eu, com uma promessa já feita para um dos jornais suecos para quais trabalhava na altura. fiquei ligeiramente decepcionada, mas pelo menos com o endereço do saramago da casa da ilha de lanzarote.
.
passaram os meses, nasceu o meu filho e aproximava-se de novo o mês dos nóbeis, outubro. pelo sim, pelo não, e já que o nome do josé saramago vinha sempre ao baile em termos de potencial nobel a literatura escrevi-lhe uma carta com as minhas perguntas e dúvidas. e ele respondeu, agradecendo o meu interesse.
anunciaram que, e de facto esta vez não eram só rumores, o homem ia ser laureado pelos meus congéneres escandinavos. 
.
peguei no telefone, procurei falar com o escritor que sabia se encontrava a residir no hotel altis em lisboa. falei com a pilar, a sua esposa deliciosamente simpática e dócil que lamentava mas o marido estava a dormir, se não me importasse de voltar a ligar um pouco mais tardee voltei a ligar. 
.
desta vez falei com o próprio. simpático e sim senhora, claro que se recordava de mim. combinamos hora e data da entrevista. fui à lisboa, deixei o filhote em casa dos sogros, e embarquei com o marido que tirava fotos para me encontrar com o mestre das frases compridas e somente interrompidas por vírgulas na obra literária do memorial do convento que me tanto tinha fascinado.
.
tinha meia hora. a conversa prolongou-se por hora e meia. intrigante, espantosa, sábia, ás vezes demasiadamente profunda, mas ao tudo interessantíssima. um verdadeiro privilégio, que me valeu ser uma das únicas jornalistas suecas a conseguir uma entrevista antes da própria entrega dos prémios, com uma página inteira num dos nacionais.
.
continuo a ler saramago. muito grata pelos seus textos e pelas palavras partilhadas comigo. o próximo livre será o ensaio sobre a cegueira, e já agora vou ver o filme do meirelles. o homem adaptou-se aos medias de hoje. recomenda-se o seu blog.

Escrito por imagoverbalis
Outubro 9, 2008 em 2:00 pm
.
.

Sem comentários: