sábado, 19 de março de 2016

Clara Ribeiro Pacheco - “Dedicado a meu pai”

XIII Antologia de Poesia do C. N. A. P. – Poema: “Dedicado a meu pai”

por Francisco Carita Mata, em 02.02.16
Círculo Nacional D’Arte e Poesia


Neste Post Nº 301, divulgamos o Poema “Dedicado a meu pai”, de Clara Ribeiro Pacheco, de Esperança (Arronches).

“Dedicado a meu pai”

“Se eu contar não acreditam
Aquilo que fiz na vida
Alguns ainda criticam
Andei sempre em dura vida

Querendo ser o primeiro
Em qualquer ocasião
Nas searas vi molheiro
E nos montes fui ganhão

Limpei chaparros bem altos
Por vezes vertigens tinha
As sopas iam sem caldo
Pouca sorte foi a minha

Varejei muita bolota
Para os porcos engordar
Pensando na paparoca
Para nada nos faltar

Tirei a casca aos sobreiros
Era às na profissão
Ensinei aos cavalheiros
Filhos dessa geração

A foice, de a manobrar
Os meus dedos aleijou
A enxada, de cavar
Muitos calos me deixou

Também fui guarda florestal
Trabalho bastante astuto
Havia cada “pardal”
Que me fazia de tudo

Eu fui mestre de lagar
Trabalho muito exigente
Anos a fio sem parar
Fazendo azeite “prá” gente

Do trabalho tenho a vida cheia
Deu-me Deus este condão
Não deixo por mão alheia
A minha vida de escrivão

Sou poeta, grande vida
Poeta por vocação
Deixo a minha obra escrita
Escrita pela minha mão”


Clara Ribeiro Pacheco, Esperança (Arronches)

Sem comentários: