sábado, 12 de abril de 2008

Bucci e a tese da comunicação apartidária


por Rodrigo Carvalho*

O teórico das comunicações, Eugênio Bucci, acaba de escrever um artigo de opinião publicado no jornal O Estado de São Paulo (10/04) intitulado “Comunicação é diálogo”, em que argumenta como se deve produzir as notícias, transmitir as informações e, consequentemente, formular opiniões. Alerta para o fato de os meios de comunicação oficiais estarem ligados ao aparelhismo partidário e sustenta a idéia que a partidarização é nociva e não funciona para uma boa comunicação.


Este artigo se situa em uma polêmica protagonizada pelo próprio autor, ao lançar seu livro ''Em Brasília, 19 horas'', onde analisa sua passagem pela Radiobrás durante o governo Lula. No livro e em várias entrevistas, Bucci sustenta a tese das pressões que sofreu do governo, em especial da Casa Civil (quando o ministro era José Dirceu) para os programas e coberturas jornalítiscas fossem direcionados, num claro aparelhamento partidário e falta de independência jornalística, segundo o autor.

Entre a polêmica da independência jornalística de um instrumento oficial do governo (não confundir agência de notícia estatal e pública) e possíveis orientações que soam como partidarização, chama a atenção o argumento de Bucci sobre o apartidarismo no referido artigo: “O jornalismo – assim como a comunicação social – não funciona adequadamente quando se deixa reger pelo parâmetro da lógica partidária. Ao se render a esses parâmetros, a imprensa renuncia a seu campo próprio e se converte em instrumentos de causas estranhas ao seu direito à informação. A própria política em seu sentido mais alto – sai prejudicada”.

O principal problema no argumento de Bucci é exatamente a hipótese de se fazer um jornalismo chamado “independente”, como se não houvesse em todos os veículos de comunicação (digo todos os públicos e os privados), uma ideologização da notícia. A notícia, a informação, a formação da sociedade não é neutra. E não é neutra porque todos os que produzem informação, que transmitem mensagens, são providos de conceitos estabelecidos, são formados em determinada consciência, optam por uma opinião, tem valores morais e culturais que, quer queira ou não, estão embutidos na elaboração das informações, das mensagens, na formação coletiva.

Essa história de imprensa “neutra” ou “independente”, muito difundida na escola jornalística norte-americana, seja nos meios acadêmicos ou nas redações dos meios de comunicação, é uma tese que não se sustenta. Se o instrumento de comunicação é privado, terá por princípio, a concepção particularista e não pública da notícia. Em muitos e recorrentes casos, os interesses da empresa jornalística em questão estará sendo defendido pelo veículo de comunicação ligado a ela. Ou em última instância, haverá necessariamente, uma concepção ideológica embutida na publicação da notícia. Portanto, a tese do compromisso com a verdade, defendida por veículos que se julgam independentes, como a Folha de São Paulo (talvez o melhor exemplo dessa influência da escola norte-americana de comunicação) não se sustentam porque são privados.

E, em se tratando de veículos públicos, como a polêmica apresentada pelo autor? Existe a necessidade legítima da amplitude e da diversificação da informação, baseada no espaço para as múltiplas versões que envolvem as notícias.

A idéia de imprensa e, por conseguinte, os meios de comunicação independentes e neutros não é uma novidade nos argumentos de Bucci. Em ''Sobre Ética e Imprensa'', ele destaca a necessidade que todo e qualquer jornalista que trabalha em redações não deve ter filiação partidária, sob o risco de influenciar a notícia e não torná-la crível.

O erro que Eugênio Bucci comete é o de satanizar as organizações partidárias e os partidos políticos, no argumento fácil da preservação da independência, como se isso efetivamente ocorresse. Os partidos e os militantes partidários nas diversas profissões que atuam, são fontes vivas das lutas políticas e, na melhor acepção da palavra, da luta de idéias. Se for seguida a tese da “neutralidade” da informação ou do jornalista não haverá a consciência sugerida, ao contrário, a alienação é que estará presente.


O fato é que não existem veículos de comunicação independentes porque estão ligados às diversas forças vivas da sociedade. Não precisam ser partidários, mas necessariamente terão lado, nas mais diversas polêmicas e se pronunciarão de forma ideológica.

Nesse caso, a sugestão é a interpretação gramsciana que todo o sujeito na sociedade elabora idéias, das mais simples às mais complexas. Sendo assim, sempre tomará uma decisão ideológica, sendo influenciado por grupos e instrumentos que formam conceitos centrais da sociedade (a busca da hegemonia das idéias).





*Rodrigo Carvalho, Sociólogo, membro da direção estadual do PCdoB em São Paulo.



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11 DE ABRIL DE 2008 - 18h49
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