quarta-feira, 9 de abril de 2008

À descoberta da Cultura e do Povo Ciganos

ActividadesArquivo de Actividades
Partida Ideias e Materiais


Ver@o 2003 Ciganos

Oitava Semana do NetPaper - 25 a 29 de Agosto

Participa preenchendo o seguinte formulário.

Não te esqueças que deverás fazê-lo diariamente, preenchendo e enviando o formulário para cada uma das etapas!

os participantes que já estão inscritos!

Vamos começar?

Então, Lachi Bar!!! Ou seja, Boa Sorte! (em romani - a língua cigana)

Ciganos ou gypsies ou zíngaros ou gitanos... será que os conhecemos?! Ou será que as nossas representações estão replectas de enganos? A verdade é que as comunidades ciganas não são todas iguais quer do ponto de vista linguístico quer dos pontos de vista económico, cultural e social, ainda que tenham bastantes semelhanças...

Etapa 1

25 de Agosto

1 - Os ciganos surgiram há mais de 3000 anos no Norte da Índia. A partir do século XII, este povo distribuiu-se por toda a Europa através do Vale do Danúbio, assimilando os costumes húngaros. Nos dias de hoje, existem aproximadamente 12 milhões de ciganos em todo o mundo, ainda que se concentrem, sobretudo, nos Balcãs, na Europa Central e em algumas repúblicas na ex-União Soviética.

A tua missão é: descobrir o nome dos clãs ciganos oriundos da Península Ibérica, da Turquia, da ex-Jugoslávia, da Rússia e da Roménia.

Pista: História do Povo Cigano

2 - A língua cigana (o romani) é uma língua da família indo-europeia. Trata-se de uma língua ágrafa, isto é, de uma língua sem forma escrita cuja transmissão se faz oralmente de pais para filhos. O hábito de a falar tem vindo a perder-se uma vez que os ciganos vão assimilando as línguas dos países por onde passam.

A tua missão é: descobrir o que querem dizer as palavras Calim, Calon, Gadjó, Ron e Runin.

Pista: http://www.geocities.com/k_guimaraes_br/ciganos6.html

_______________________

Etapa 2

26 de Agosto

1 - As influências da música e da dança cigana remontam às origens do povo cigano, ainda que as mais marcantes sejam as influências húngara e, sobretudo, espanhola (andaluz). Palmas, energéticos bater de pés, sentimentos, emoções e instintos eis o que acompanha a generalidade dos ritmos ciganos, levando-nos a crer que o povo cigano já nasceu com a música e com a dança na alma.

A tua missão é: descobrir o nome dos sete instrumentos musicais que, em regra, acompanham as danças ciganas.

Pista: Portal Jovem; os costumes.

2 – Para o povo cigano, a dança serve para transmitir as suas emoções: dançam quando celebram um casamento ou um nascimento; dançam quando estão tristes, enfim, dançam sempre que lhes apetece...Quando dançam, e consoante o seu país de origem, as mulheres ciganas costumam segurar leques ou pandeiros ornamentados ou encharpes.

A tua missão é: descobrir o que significam estes três objectos para o povo cigano.

Pista: http://www.ciganojohan.hpg.ig.com.br/danca.htm

______________________

Etapa 3

27 de Agosto

1 - O casamento é um compromisso/ritual de honra para o povo cigano. Porém, há diferenças entre os homens e as mulheres. Um homem cigano pode casar com uma mulher não cigana, desde que ela se submeta às regras e tradições ciganas, mas uma mulher cigana já só pode casar com um homem da sua etnia...

A tua missão é: descobrir o que é que os convidados homens fazem durante a festa de casamento e onde é que são guardadas as ofertas, segundo a tradição.

Pista: : Portal Jovem ; as tradições – casamento

2 – A família é sagrada para o povo cigano: a ela compete manter os laços afectivos assim como assegurar que a tradição não se perca.

A tua missão é: descobrir o que é que uma cigana faz quando o marido morre e o que é que os familiares fazem por essa ocasião se viverem na casa do morto.

Pista: http://www.deb.min-edu.pt/revista/revista5/ciganos/fich8.htm

_________________________

Etapa 4

28 de Agosto

1 Santa Sara Kali é a santa padroeira do povo cigano cujo santuário se localiza na Igreja de Notre Dame de La Mer, na cidade de Saint-Marie-de-La-Mer, no sul da França. Todos os anos, nos dias 24 e 25 de Maio, ciganos de todo o mundo dirigem-se a este local e prestam-lhe homenagem em ambiente de peregrinação e festa. Entre outras coisas, atribui-se a esta santa o poder de proteger as ciganas que querem ser mães e os partos difíceis.

A tua missão é: descobrir o que é que na Slava (promessas ou comemorações em honra da Santa) é posto numa bandeja cheia de arroz cru para atrair a saúde e a prosperidade, bem como descobrir as palavras (em romani) que se costumam dizer por esta ocasião.

Pistas: http://www.magiacigana.hpg.ig.com.br/tenda.htm; tenda de Santa Sara Kali

2 – Quem disse que nas comunidades ciganas não existem poetas?

A tua missão é: descobrir o que é que basta ao povo cigano , segundo o poeta cigano Spatzo.

Pistas: http://www.dhnet.org.br/sos/ciganos/; coluna da direita; O Vurdon; poesia cigana

_________________________

Etapa 5 (última etapa)

29 de Agosto

1 - O Centro de Estudos Multiculturais (CEM), em Lisboa, dedica-se ao estudo e à valorização das culturas da imigração, nomeadamente da cultura cigana. Numa das páginas do seu site, ficamos a saber que foram lançados dois livros sobre a(s) comunidade(s) ciganas que nos ajudam a compreender melhor a sua cultura e modos de vida.

A tua missão é: descobrir o título do primeiro livro que aparece na página.

Pista: http://www.multiculturas.com/cultura_cigana.htm

2- O Projecto Nómada é uma iniciativa do Instituto das Comunidades Educativas (ICE) cujo objectivo é combater a exclusão escolar, social e cultural das comunidades ciganas em 12 concelhos do sul de Portugal.

A tua missão é: descobrir o provérbio cigano que se encontra na sua página principal e a mensagem que nos deixa o sociólogo Boaventura Sousa Santos.

Pista: http://www.ice.web.pt/nomada/index.html

__________________________

E, pronto, chegaste ao fim da Rota da Diversidade!

Esperamos que te tenhas divertido e que cumpras a tua grande missão: a (re)descoberta do Outro!!!

.

.

Sem comentários: