terça-feira, 15 de abril de 2008

Na trilha de Macunaíma (5)

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por Celio Turino*

A redução da jornada de trabalho e a conquista de uma vida emancipada


5- A recuperação da idéia grega de ócio


A recuperação da idéia grega de ócio, assim como de outros povos antigos, não é obra de Lafargue, mas a sua difusão, sem dúvida, é conseqüência da ampla repercussão alcançada por O Direito á Preguiça. Foi a partir dele que pesquisadores puderam avançar na análise etimológica do ócio, bem como de todos os sentidos e significados daí decorrentes. Até então, prevalecia a versão da Encyclopédie, organizada por Diderot, no século 18:

''Os egípcios, os espartanos e os lucanos tinham leis contra o ócio. Os atenienses eram ainda mais atentos em prevenir o ócio. Não podendo obrigar todos os cidadãos a ocupar-se de coisas similares, por causa da desigualdade de seus dotes, eles faziam com que abraçassem profissões de acordo com as faculdades de cada um. Com esse objetivo ordenavam aos mais pobres da república que se voltassem para a agricultura e ao comércio, uma vez que sabiam que o ócio é a mãe da pobreza e que a pobreza é a mãe do crime. Para os ricos, prescreviam que se dedicassem à arte da equitação, à caça e à filosofia, estando convencidos de que, deste modo, eles poderiam ser excelentes em qualquer uma destas artes, afastando-se assim de muitas formas de desordem''.

''Proletários embrutecidos pelo dogma do trabalho, escutem a linguagem desses filósofos'', conclamava Lafargue que, referenciando-se em Heródoto, apresentava uma outra interpretação:

''Não saberia afirmar se os gregos herdaram dos egípcios o desprezo pelo trabalho, porque encontrei o mesmo desprezo entre os trácios, citas, persas e lídios. Em suma, porque, na maioria dos povos bárbaros, aqueles que aprendem o artesanato mecânico e mesmo seus filhos, são olhados como cidadãos de última classe. Todos os gregos foram educados segundo esses princípios, sobretudo os lacedemonianos''.

Em 1840, o livro de Da Abolição da Escravidão Antiga no Ocidente, também apresentava esse ponto de vista:

''Em Atenas, os cidadãos eram verdadeiros nobres, que deviam ocupar-se apenas da defesa e da administração da comunidade, assim como faziam os guerreiros selvagens dos quais descendiam. Encarregavam os escravos do trabalho para que, no interesse da república, seu tempo ficasse livre para cuidarem do intelecto e do corpo.''

Xenofonte, afirmava que ''o trabalho retira todo o tempo e não dá lugar para a república e os amigos'', acreditando, inclusive, que as pessoas que fazem trabalhos manuais estavam...

''...condenadas a permanecer sentadas durante o dia inteiro, sendo que algumas ficam continuamente junto ao fogo, não podem deixar de sofrer alterações no corpo e é muito difícil que o espírito não se ressinta disso .''

Foi na Grécia antiga que os pensadores e pesquisadores dos séculos 18 e 20 encontraram a fonte para reconstruir os valores do ócio. E é exatamente no uso do tempo livre dedicado ao ócio que os fundamentos da cultura, da ética e da moral ocidental foram definidos. Sebastian DeGrazia percebia nesse ideal grego de ócio ''um elemento diferente, um tom ético, uma insinuação de que o tempo livre malbaratado não é lazer''; para em seguida afirmar que ''...O lazer é uma condição ou um estado – o estado de estar livre da necessidade do trabalho'' admitindo que o lazer independe do momento histórico, existindo em todas as civilizações. Dumazedier concorda em parte com essa afirmação, no entanto, para ele ''...o lazer possui traços específicos, característicos da civilização nascida na Revolução Industrial'' e deve ser analisado dentro de um contexto histórico.


Johan Huizinga, autor de Homo Ludens, acrescenta mais um aspecto nesta concepção helênica, onde o ócio estava associado à aprendizagem, ao cultivo do ''eu'' e era diferente da simples definição de tempo livre. Originalmente, scholé, significava ''parar'', ''cessar'', ou seja, parar para ter tempo disponível, tempo para si, sendo a raiz etimológica tanto de ócio como de escola:


''A sabedoria e a ciência dos gregos não eram produtos da escola, no sentido que atualmente damos à palavra. Ou seja, não eram produtos secundários de um sistema educacional destinado a preparar os cidadãos para funções úteis e proveitosas. Para os gregos, os tesouros do espírito eram fruto do ócio e para o homem livre todo o tempo durante o qual não lhe era exigida qualquer prestação de serviços ao Estado, à guerra ou ao ritual era tempo livre.[...] A palavra escola tem por trás dela uma história curiosa. Originalmente significava ‘ócio’, adquirindo depois o sentido exatamente oposto de trabalho e preparação sistemática''

Atualmente, o grande propagador deste conceito é o sociólogo do trabalho, Domenico de Masi. Ele propõe um novo modelo que uniria trabalho, estudo e lazer de modo que as pessoas seriam educadas a partir da satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência. A esse novo modelo de educação e organização social, considerado muito mais produtivo e adequado às necessidades da sociedade pós-industrial, ele dá o nome de Ócio Criativo. Ao final do capítulo retornaremos a esta questão, sob o ponto de vista dos desafios atuais, mas antes disto é preciso recuperar o posicionamento dos dois campos ideológicos fundamentais para a compreensão do século 20.

(continua)

No próximo capítulo: Os comunistas e o direito ao ócio





*Celio Turino, Historiador, atualmente exerce o cargo de Secretário de Programas e Projetos Culturais (Ministério da Cultura) e responsável pelo conceito e implantação dos Pontos de Cultura.



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in Vermelho - 17 DE MARÇO DE 2008 - 16h00
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