sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Refaat Alareer - Se eu tiver de morrer

 * Refaat Alareer


“Se eu tiver de morrer,
tens de viver
para contar a minha história
para vender as minhas coisas
para comprar um pedaço de pano
e uns cordéis,
(faz com que seja branco e com uma cauda comprida)
para que uma criança, algures em Gaza
enquanto olha o céu nos olhos
à espera do pai que partiu num instante -
e não se despediu de ninguém
nem mesmo da sua gente
nem sequer dele próprio -
veja o papagaio, o meu papagaio que tu fizeste, a voar
no alto
e por um momento pense que um anjo está lá
trazendo o amor de volta
Se eu tiver de morrer
que isso traga esperança
que seja uma história.”
Refaat Alareer, poeta e professor palestino, morto num ataque aéreo israelita em 7 de dezembro. Este poema foi escrito em 1 de novembro. Trad. OLima.


Sem comentários: