sábado, 15 de junho de 2024

Oração do bom humor, atribuída a Thomas More

 


Oração a pedir o bom humor


Dai-me, Senhor, uma boa digestão,

mas também qualquer coisa para digerir.

Concede-me a saúde do corpo e o necessário

bom humor para mantê-la.


Dai-me, Senhor, uma alma simples,

que saiba aproveitar tudo o que é bom

e não se assuste demasiado perante o mal,

mas encontre maneira de recolocar

as coisas no lugar devido.


Dai-me uma alma que não fique refém do tédio

nem de resmungos, impaciências ou lamentações,

e não permitais que me atormente

para lá do razoável

com essa coisa turbulenta chamada “eu”.


Dai-me, Senhor, um sentido de humor apurado

e a capacidade de receber o que aí vem a sorrir

vivendo o que me cabe com alegria

e partilhando-a sem custos acrescidos

com os outros. Ámen.

Sem comentários: