sexta-feira, 16 de maio de 2008

25 de Abril - «olhares» - «entrevistas» - «verdades» (14)




.
Exposições da Comissão Nacional de Eleições
.

Na procura de optimizar o esclarecimento cívico-eleitoral, fazendo-o chegar ao maior número possível de cidadãos e instituições, organizou a Comissão Nacional de Eleições três exposições.

.

A primeira dessas exposições, aliada que esteve ao concurso "Vote como quiser... mas vote!", o qual contou com o envolvimento de largas dezenas de escolas de todo o país, realizou-se em Dezembro de 1995, nas instalações da Assembleia da República sitas na Av. D. Carlos I, em Lisboa, exibindo os desenhos de todos os concorrentes.

Exposição nas instalações da Assembleia da República em Lisboa, exibindo os desenhos de todos os concorrentes.

As duas outras, de grande fôlego, foram criadas para comemorar os vinte e os trinta anos de existência da CNE, tendo tido lugar, respectivamente, em Novembro/Dezembro de 1995 e Junho/Julho de 2005.

.

A 2ª exposição, também levada a efeito em 1995, esteve patente ao público na Fundação Calouste Gulbenkian, sob o lema "O voto-uma arma do povo", alusiva ao 20º aniversário da eleição de 1975 para a Assembleia Constituinte, eleição que originou a criação da Comissão Nacional de Eleições.

Logo tipo da exposição 'O voto-uma arma do povo'

Delineada sob a orientação do Comissário Professor Manuel Vilaverde Cabral, a exposição abarcava 5 núcleos temáticos:

.

Depois do assinalável êxito que constituíu, quando da sua apresentação, a referida exposição "O voto - uma arma do povo", deu-se início a um périplo pelo País, no intento da sua divulgação alargada, nomeadamente junto da camada jovem.

.

Durante 1 ano a exposição andou em itinerância e foi exibida em cerca de três dezenas de concelhos do continente, e ainda nas cidades do Funchal e do Machico, entre 21 de Setembro e 11 de Outubro de 1996, por altura das eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

.

Para além do inegável interesse cívico de dar a conhecer alguns dos marcos da nossa recente história político-eleitoral, a realização das exposições obrigou também a um aturado trabalho de investigação e pesquisa e a uma recolha de material, que permitiu à CNE a concretização do projecto há muito acalentado de constituir um núcleo na área da documentação reservado à Memória Histórica da Propaganda Eleitoral produzida após Abril de 1974 e que serve de fonte de estudo sociológico, histórico e cultural.

.

Foi a existência desse núcleo documental, a par com os muitos trabalhos desenvolvidos pela Comissão ao longo dos anos, que veio permitir levar avante, durante os meses de Junho e Julho de 2005, no átrio principal do Palácio de S. Bento, a exposição "CNE30 Anos" e que agora o convidamos a visitar.

.

A par destes eventos, a CNE marcou ainda presença no 2º Congresso Nacional da Administração Pública, realizado a 3 e 4 de Novembro de 2004, subordinado à temática "Projectos de Mudança", dando a conhecer, através de um stand montado para o efeito, as inovações tecnológicas que tem abraçado, ao nível da sua organização, de forma a responder com mais eficácia, eficiência e qualidade a todos quantos interagem com este órgão da administração eleitoral.

Stand CNE no 2º Congresso Nacional da Administração Pública, realizado a 3 e 4 de Novembro de 2004 Stand CNE no 2º Congresso Nacional da Administração Pública, realizado a 3 e 4 de Novembro de 2004 Stand CNE no 2º Congresso Nacional da Administração Pública, realizado a 3 e 4 de Novembro de 2004


.
.

Sem comentários: