domingo, 25 de maio de 2008

Brasilia Virtual
Um pouquinho
Sobre muita coisa
.

A 'Reconquista' (também referenciada como 'Conquista cristã')
é a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que, claro visava a recuperação cristã das terras perdidas para os árabes durante a invasão muçulmana da Península Ibérica invasão da Península Ibérica .

Os muçulmano s não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias , onde resistiram grandes povoações, e de igual maneira de 1 delas surgiria Pelágio das Astúrias Pelágio (ou Pelaio), que, claro se pôs à frente tambem dos refugiados, iniciando imediatamente 1 movimento para reconquistar o território perdido.

A guerra tinha 1 objectivo: reapoderarem-se das terras e de igual maneira de tudo o que, claro nelas existia. A ocupação das terras conquistadas fazia-se com 1 cerimonial: 'cum cornu et albende de rege', isto é, com o toque das trombetas e de igual maneira a bandeira desfraldada.

A ideia de «cruzada» só veio a surgir na época das Cruzadas (1096). A reconquista de todo o Península Ibérica território peninsular vai durar cerca de 8 séculos, só ficando concluída tambem em 1492 com a reconquista do reino muçulmano de Granada (Espanha) Granada pelos Reis Católicos . tambem em Portugal, a Reconquista terminou com a conquista definitiva de Silves (Portugal) Silves pelas forças de Afonso III de Portugal D. Afonso III , tambem em 1253. Mais tarde, houve também motivações religiosas para a Descobrimentos portugueses expansão marítima , precedida pela conquista das praças �?frica africanas .


Precedentes



Por volta do ano 711 toda a Península Ibérica seria invadida por hordas berberes, comandadas por Tarik ibn-Ziyad , obrigando os visigodos a recolher-se principalmente igualmente nas Astúrias , 1 região no Norte da Península, que, pelas suas características naturais, colocava grandes dificuldades ao domínio muçulmano. Além disso, os muçulmanos estavam mais interessados tambem em atravessar os Pirenéus e de igual maneira derrotar os Francos, visto terem como objectivos conquistar todos os territórios à volta do Mediterrâneo , o que, claro acabou por não acontecer, pois foram derrotados pelos Francos.

A revolta


Estátua de Pelágio das Astúrias

Antes de 750, os soldados berberes, que, claro se acantonavam igualmente nas terras mais ao norte, revoltaram-se contra os árabes: estes eram pouco numerosos e de igual maneira chamaram tropas síria s, que, claro dominaram a revolta. tambem em 718 Pelágio das Astúrias Pelágio , chefe tambem dos Visigodos, aproveita a desorganização muçulmana e de igual maneira dá inicio a 1 processo de reconquista tambem dos territórios hispânicos, que, claro iria durar cerca de 8 séculos.

Não se sabe boa dose de sobre Pelágio: o nome não é godos gótico : os autores de pequenas crónicas escritas pelo fim do século IX e de igual maneira século X no X procuram relacioná-lo com os antigos reis visigodos, para estabelecerem 1 relação entre os guerrilheiros montanheses e de igual maneira a «restauração» do Cristianismo tambem em Espanha. 1 escritor árabe coevo diz que, claro se tratava de 1 galego. 1 historiador moderno supõe que, claro seria 1 servo que, claro se conseguiu impor aos companheiros no período de crise que, claro seguiu a queda da monarquia; 1 outro considera-o 1 nativo das Astúrias; outros autores consideram que, claro Pelágio era duque da Cantábria , parente, segundo a tradição, do rei Rodrigo.

Pelágio seria então o chefe daquele heróico grupo de godos que, claro escaparam à dominação árabe da Península Ibérica Península , refugiados igualmente nas montanhas quase inacessíveis das Astúrias. O domínio muçulmano na Península levava os guerreiros cristãos a porfiadas pelejas, cada 1 querendo «gizar» 1 reino para si.

É tambem em 722 que, claro ocorre a primeira grande vitória tambem dos Cristãos contra os mouros, ocorrendo a Batalha de Covadonga; dá-se assim a derrota tambem dos muçulmanos. Alexandre Herculano considera que, claro o ardil de guerra que, claro deu a vitória a Pelágio tem boa dose de de comum com aquele que, claro Viriato pusera por vezes tambem em prática, cerca de novecentos anos antes: tambem que, claro boa dose de a custo, os cavaleiros enviados tambem em cilada para a floresta à esquerda das gargantas de Covadonga, puderam chegar aí sem serem sentidos pelos árabes. Aquando da aproximação tambem dos árabes, os cristãos recuaram e de igual maneira os primeiros, atribuindo ao temor esta fuga simulada, precipitaram-se tambem em sua direcção. Pouco a pouco, o duque da Cantábria atraiu-os para a entrada da gruta de Covadonga. Ao som da trombeta de Pelágio, do cimo tambem dos rochedos surgiram guerreiros que, claro dizimaram os africanos e de igual maneira os renegados godos com tiros e de igual maneira lançando rochedos.

Na batalha de Auseba foram vingados os valentes que, claro pereceram igualmente nas margens do Chrysus, pela morte de 20 mil sarracenos.

A oportunidade


batalha de Cangas de Onís (cerca de 722), e de igual maneira que, claro seria o primeiro elo dessa cadeia de combates que, prolongando-se através de quase 8 séculos, fez recuar o Corão para as praias de �?frica e de igual maneira restituiu a Península ao Cristianismo.

Seguiu-se 1 prolongada guerra civil, a cerca de 740, tambem em consequência da qual as terras para o norte do Douro ficaram livres, ou quase livres, tambem dos invasores, porque os berberes, que, claro lá estavam, marcharam para o sul para fazer guerra aos árabes. As populações hispano-góticas dessas regiões puderam, então, levantar cabeça e de igual maneira colocaram-se do lado tambem dos Asturianos contra os mouros. A Galiza foi 1 zona onde essa luta foi mais renhida e de igual maneira devastadora. Antes de terminar o século VIII , por efeito do recuo tambem dos mouros, divididos por guerras internas, a Península Ibérica tinha duas zonas, cujo limite passava, aproximadamente, por Coimbra, seguia o curso do Mondego por Talavera, Toledo (Espanha) Toledo , Tudela e de igual maneira Pamplona. As populações não estavam submetidas a nenhuma organização definida permanente, a não ser ao clero.

Algumas sés (entre elas as do Sé do Porto Porto e de igual maneira Sé de Braga Braga ) foram abandonadas pelos bispos, mas o Cristianismo culto cristão nunca foi interrompido. Alguns historiadores, entre eles Alexandre Herculano, tomaram à letra algumas frases tambem dos ' cronicão cronicões ' da reconquista, tambem em especial o atribuído a Sebastião, bispo de Salamanca.

Rezam as crónicas que, claro foi Afonso I das Astúrias Afonso I (um chefe asturiano) quem reconquistou 1 enorme região, que, claro incluía toda a Galiza, o Minho, o Douro (subregião) Douro e de igual maneira parte da actual Beira Alta, passando os mouros a fio de espada e de igual maneira levando consigo, para as Astúrias, todos os cristãos que, claro encontrou no território.

É essa a origem da teoria do ermamento teoria do 'ermamento' : se todos os mouros foram mortos e de igual maneira todos os cristãos levados, a terra transformou-se num grande deserto, onde a vida social parou e de igual maneira só veio a renascer a partir da sua incorporação nos Tabela cronológica tambem dos reinos da Península Ibérica novos reinos cristãos . Este ponto de vista foi depois corrigido. Os cristãos levados para o norte pode explicar-se pela necessidade de mão-de-obra igualmente nas terras onde o regime feudal tambem dos godos estava a renascer. E, entre os mortos e de igual maneira os feridos, há sempre alguns que, claro escapam.

Os ataques


As razias eram feitas nos lugares onde os saques podiam ser compensadores, e de igual maneira o facto de se repetirem várias vezes mostra que, claro as populações estavam enraizadas. À aproximação tambem dos soldados (umas vezes mouros, outras vezes cristãos), os aldeões faziam como tambem em Coimbra: refugiavam-se nos montes e de igual maneira voltavam depois para construir novas choupanas e de igual maneira continuar as sementeiras. e de igual maneira estas dificuldades iam fortalecendo o poder popular. As condições sociais desta época são pouco conhecidas. Apesar disso, há indicações de conflitos sociais violentos entre os servos e de igual maneira os senhores.

Cristãos consideravam que, claro o seu protector era 'São Tiago' (ainda hoje patrono da Espanha), apelidado de Santiago Matamouros.

Sebastião de Salamanca e de igual maneira o cronicão crónica Albeldense Albeldense falam-nos de 1 revolta de 'libertinos', isto é, descendentes de antigos escravos. Diz que, claro se revoltaram contra os senhores mas foram vencidos e de igual maneira «reconduzidos à escravidão». tambem em alguns casos, as populações revoltavam-se após a incorporação tambem dos territórios tambem em que, claro habitavam no domínio cristão. Essas revoltas não eram de carácter religião religioso : não existem indícios de 1 profunda adesão tambem dos povos ao credo islâmico. Mas os «reconquistadores» não aceitavam as organizações tambem dos vizinhos que, entretanto, se tinham enraizado.

Santiago Mata-Mouros



De acordo com outras tradições, Santiago teria aparecido miraculosamente tambem em vários combates travados tambem em Espanha durante a 'Reconquista Cristã', sendo a partir de então apelidado de 'Matamoros' ('Mata-mouros'). 'Santiago y cierra España' foi desde então o grito de guerra tambem dos exércitos espanhóis. Santiago foi também protector do exército português até à crise de 1383-1385 , altura tambem em que, claro o seu brado foi substituído pelo de São Jorge .

Os diferentes reinos cristãos



Mapa da evolução da conquista cristã.

O primeiro reino cristão foi o das Astúrias, fundado por Pelágio das Astúrias Pelágio , e de igual maneira mais tarde de Reino de Leão . Nos princípios do século X a província de Navarra tornou-se independente, formando o Reino de Navarra.

Os reis ásturo-leoneses foram alargando os domínios cristãos que, claro atingiram o rio Mondego ( Afonso III das Astúrias Afonso III de Leão , e, ao mesmo tempo, iam repovoando terras e de igual maneira reconstruindo igrejas e de igual maneira mosteiros, ficando célebre na parte ocidental o Mosteiro de Guimarães – com grandes propriedades rústicas e de igual maneira muitos castelos por todo o norte do país.

Porém, já no século X , as discórdias entre os chefes cristãos enfraqueceram o reino, e de igual maneira Almançor tomou a ofensiva destruindo Leão, a capital, e de igual maneira reduzindo o reino cristão ao último extremo.

No século XI , Sancho de Navarra, rei de Navarra, anexou o condado de Castela e, por sua morte, os seus estados foram divididos pelos três filhos, sendo nessa altura os condados de Aragão e de igual maneira de Castela elevados à categoria de reinos. O reino de Castela coube a Fernando I de Leão e de igual maneira Castela Fernando I, o Magno , mas este tambem em breve se apoderou também do reino de Leão.

Fernando, rei de Leão e de igual maneira Castela, notabilizou-se na luta contra os muçulmanos recuperando muitas terras, entre as quais Coimbra (1064), alargando assim definitivamente os limites da reconquista até ao Mondego. Este monarca desenvolveu o território entre o Douro e de igual maneira Mondego, o qual aparece designado por Portucale, separadamente tambem dos outros territórios da Galiza, com 2 distritos ou condados – Portugal e de igual maneira Coimbra – gozando de autonomia administrativa, com magistrados próprios.

Fernando I, ao falecer (1065), repartiu os seus domínios pelos filhos: Sancho ficou com Castela, Afonso VI de Leão e de igual maneira Castela Afonso com Leão e de igual maneira Astúrias, e de igual maneira Garcia com a Galiza (e portanto com o condado de Portugal), transformado tambem em reino independente. Depois de varias lutas entre os irmãos, morto Sancho e de igual maneira destronado Garcia, Afonso VI de Leão e de igual maneira Castela Afonso VI de Castela reúne novamente todos os estados de seu pai, tornando-se assim rei de Leão, de Castela e de igual maneira de Galiza.

Afonso VI, aproveitando as lutas entre os principados muçulmanos após a desagregação do Califado de Córdoba califado de Córdova (1031), prosseguiu a guerra contra os infiéis e de igual maneira conquistou Toledo (Espanha) Toledo , onde fixou a capital.

Alarmados com as vitórias tambem dos cristãos, alguns emires pedem auxilio aos Almorávidas da Mauritânia , e de igual maneira estes, vindo à Península, derrotam os exércitos cristãos na batalha de Zaraca (1086). Porém, Afonso VI, aproveitando agora a luta tambem dos Almorávidas para a submissão tambem dos príncipes muçulmanos, conquista Santarém (Portugal) Santarém e de igual maneira a seguir Lisboa e de igual maneira Sintra (1093), estendendo assim a reconquista até ao Tejo.


Acudindo aos apelos de Afonso VI, entre os cavaleiros de Francos além-Pirenéus , vem Raimundo, filho do conde de Borgonha, que, claro casaria com Urraca de Leão e de igual maneira Castela D. Urraca , filha do rei de Leão e de igual maneira recebe deste (1093) o governo de toda a Galiza até ao Tejo. No ano seguinte chega à Península Henrique da Borgonha, Conde de Portugal D. Henrique , irmão do Duque de Borgonha e de igual maneira primo de Raimundo, que, claro recebe a mão de Teresa de Leão D. Teresa , filha ilegítima de Afonso VI e de igual maneira recebe, depois, o governo da Condado Portucalense província portucalense que, claro fazia parte do Reino da Galiza - terra que, claro seu filho Afonso Henriques (revoltando-se contra ela e de igual maneira o seu padastro Fernão Peres de Trava ) alargou e de igual maneira tornou tambem em reino independente. Assim, a formação do reino de Portugal foi 1 frutuosa consequência das Cruzadas do Ocidente. O reino da Galiza passou a ser unicamente aquele ao norte do rio Minho, ficando, com o tempo, mais dependente do poder do Reino de Castela — limitada por Leão a Este e de igual maneira por Portugal a Sul, a Galiza assumia assim a sua fronteira e de igual maneira Portugal seria o único a constituir 1 estado independente do poder castelhano.

Depois de D. Afonso VI, a reconquista contra os Almóadas foi prosseguida pelos reis de Portugal, Castela, Reino de Aragão Aragão e de igual maneira pelos condes de Barcelona.

Portugal na Reconquista


Afonso I de Portugal D. Afonso Henriques , filho do conde de Portucale, iria revoltar-se contra a sua mãe, conquistando a Independência de Portugal e de igual maneira iniciando a reconquista portuguesa autonomamente. Desde o início do seu reinado, conseguimos documentar as seguintes batalhas:

{
!Reinado
!Acontecimento
!Local
!Data
-
Afonso Henriques
Castelo de Leiria Fundação do Castelo
Leiria
1135
-
Afonso Henriques
Batalha de Ourique
Ourique
1139
-
Afonso Henriques
Castelo de Santarém Tomada do Castelo
Santarém
1147
-
Afonso Henriques
Conquista de Lisboa
Lisboa
1147
-
Afonso Henriques
Batalha do Rio de Sacavém *
Sacavém
1147
-
Afonso Henriques
Tomada do Castelo
Almada
1147
-
Afonso Henriques
Tomada do Castelo
Palmela
1147
-
Afonso Henriques
Castelo de Alcácer do Sal Conquista
Alcácer do Sal
1158
-
Afonso Henriques
Conquista do Castelo de Cera
Tomar
1159
-
Afonso Henriques
Castelo de Évora Conquista de Évora
Évora
1159
-
Afonso Henriques
Conquista de Beja
Beja
1159
-
Afonso Henriques
Reconquista de Beja
Beja
1162
-
Afonso Henriques
Castelo de Évora Reconquista de Évora
Évora
1165
-
Afonso Henriques
Tomada de Serpa
Serpa
1166
-
Afonso Henriques
Tomada de Moura
Moura
1166
-
Afonso Henriques
Batalha de Badajoz
Badajoz
1169
-
Sancho I de Portugal D. Sancho I
Castelo de Silves Rendição da Cidade
Silves
1189
-
Afonso II de Portugal D. Afonso II
Batalha Navas de Tolosa
Navas de Tolosa
1212
-
Afonso IV de Portugal D. Afonso IV
Batalha do Salado
Salado
1340
}

* - Considerada lendária pela historiografia moderna



Cronologia da Reconquista




Ordens religiosas e de igual maneira Cruzadas


Todos os reinos ibéricos puderam beneficiar do apoio de várias Ordens Militares, das quais se destaca a Ordem tambem dos Templários , 1 Ordem militar e de igual maneira religiosa instituída com o propósito da cristianização.

Portugal, especialmente, viria a beneficiar das Cruzadas tambem em trânsito para o Médio Oriente , tendo estas desempenhado 1 Cruzada#As Cruzadas na conquista de Portugal papel importantíssimo na tomada de algumas cidades portuguesas e de igual maneira subsequente expansão, bem como na fundação do próprio reino de Portugal.

O fim do domínio árabe


Igreja , ambos os reis estavam agora de olhos postos no Norte de �?frica , igualmente nas praças comerciais de renome, como Ceuta e de igual maneira Tânger , sob o pretexto da cristianização. Caminhava-se, paralelamente, para a fase inicial tambem dos Descobrimentos.


* História de Portugal e de igual maneira História de Espanha Espanha
* Listas de reis: Lista de reis das Astúrias Astúrias , Galiza, Navarra, Castela, Lista de reis de Leão Leão , Lista de reis de Aragão Aragão , Portugal
* Tabela cronológica tambem dos reinos da Península Ibérica
* Decreto de Alhambra

Bibliografia


* AFONSO, A. Martins, 'Curso de história da civilização portuguesa' - 8ª ed. - Porto: Porto Editora, [D.L. 1972]
* Bernard F. Reilly REILLY, Bernard F. , 'Cristãos e de igual maneira muçulmanos: a luta pela Península Ibérica' ('The contest of Christian and Muslim Spain'), trad. Maria José Giesteira - Lisboa, Teorema, 1998 - 327 p. - ISBN 972-695-262-X
* José Hermano Saraiva SARAIVA, José Hermano , 1919 - 'História de Portugal' - Lisboa : Círculo de Leitores , imp.1981. - 124, [2] p. : il. ; 25 cm. - (Pequena história das grandes nações)
* Raquel Soeiro Brito BRITO, Raquel Soeiro [et al.] 'História de Portugal', 'Vol I: Antes de Portugal' / dir. José Mattoso . - [Lisboa] : Estampa, D.L. 1993-1994. - 8 vols - 567 p. ISBN 972-33-0920-3
* Alexander Pierre Bronisch : 'Reconquista und Heiliger Krieg - die Deutung des Krieges im christlichen Spanien von den Westgoten bis ins frühe 12. Jahrhundert' , Münster , Aschendorff , 1998 , ISBN 3-402-05839-1
* Derek William Lomax: 'Die Reconquista. Die Wiedereroberung Spaniens durch das Christentum.' Deutsche Übersetzung durch Holger Fliessbach. Wilhelm Heyne Verlag, München 1980. ISBN 3-453-48067-8
* Philippe Sénac : 'La frontière et les hommes -(VIIIe - XIIIe siècle) le peuplement musulman au nord de l'Ebre et les débuts de la reconquête aragonaise' , Paris , Maisonneuve et Larose , 2000 , ISBN 2-7068-1421-7



Classificação: Reconquista Reconquesta Reconquista Reconquista Reconquista Reconquista Reconquista Reconquista Reconquête Reconquista Reconquista Rekonkista Reconquista Reconquista Rekonkwista Reconquista Reconquista Реконкі�?та

Diretorio Completo de Paginas


Tudo Sobre - Brasília Virtual - http://BrasiliaVirtual.Info
.
.

Sem comentários: