domingo, 15 de abril de 2012

Eça de Queirós - O Povo


Aprender, Aprender Sempre ! (Lenine)


O POVO


“Há no mundo uma raça de homens com instintos sagrados e luminosos, com divinas bondades do coração, com uma inteligência serena e lúcida, com dedicações profundas, cheias de amor pelo trabalho e de adoração pelo bem, que sofrem, que se lamentam em vão. Estes homens são o POVO.

.
Estes homens estão sob o peso de calor e de sol, transidos pelas chuvas, roídos de frio, descalços, mal nutridos, lavram a terra, revolvem-na, gastam a sua vida, a sua força, para criar o pão, o alimento de todos. Estes são o POVO, e são os que nos ALIMENTAM.
.
Estes homens vivem nas fábricas, pálidos, doentes, sem família, sem doces noites, sem um olhar amigo que os console, sem ter o repouso do corpo e a expansão da alma, e fabricam o linho, o pano, a seda, os estofos. Estes homens são o POVO, e são os que nos VESTEM.
.
Estes homens vivem debaixo das minas, sem o sol e as doçuras consoladoras da Natureza, respiram mal, comendo pouco, sempre na véspera da morte, rotos, sujos, curvados, e extraem o metal, o minério, o cobre, o ferro, e toda a matéria das indústrias. Estes homens são o POVO, e são os que nos ENRIQUECEM.
.
Estes homens, nos tempos de lutas e crises, tomam as velhas armas da Pátria, e vão, dormindo mal, como machas terríveis, à neve, à chuva, ao frio, nos calores pesados, combater e morrer longe dos filhos e das mães, sem ventura, esquecidos, para que nós conservemos o nosso descanso opulento. Estes homens são o POVO, e são os que nos DEFENDEM.
.
Estes homens formam as equipagens dos navios, são lenhadores, guardadores de gado, servos mal retribuídos e desprezados. Estes homens, são os que nos SERVEM.
.
E o mundo oficial, opulento, soberano, o que faz a estes homens que o vestem, que o alimentam, que o enriquecem, que o defendem, que o servem? Primeiro, despreza-os; não pensa neles, trata-os como se fossem bois; deixa-lhes apenas uma pequena porção dos seus trabalhos dolorosos, não lhes melhora a sorte, cerca-os de obstáculos e de dificuldades, forma-lhes em redor uma servidão que os prende e uma miséria que os esmaga, não lhes dá proteção; e, terrível coisa, não os instrui, deixa-lhes morrer a alma. É por isso que os que têm coração e alma, e amam a JUSTIÇA, devem lutar e combater PELO POVO.
.
E ainda que não sejam escutados, têm na amizade dele uma consolação suprema.”
.
Eça de Queirós (1845-1900)
Quadro - Van Gogh - Os comedores de batatas

4 comentários:

Anónimo disse...
Um blog bem articulado e bem interessante!
gostei muito!
voltarei!

elisabetecunha.wordpress.com
"o moço da bodega" disse...
Olá, Vitor. Venho aqui através do guerreiro Ludovicus Rex.
Gostei assim que vi. Aliás, ele me recomendou exatamente porque já conhece meu perfil.

Abraços e seja bem-vindo.
De Amor e de Terra disse...
Olá Victor, bom dia!
Cheguei até aqui através do Ludovicus Rex e estou encantada!
Obrigda pelo que me (nos) mostra...
E ainda bem que veio!!!

Abraço

Maria Mamede
Josep Maria disse...
Enhorabuena por el blog. Empiezas con buen pie.

Sem comentários: