quinta-feira, 13 de março de 2008

Crónicas do Mundo - Festejando a Mulher


* F. Falcão Machado, Embaixador de Portugal no México
.

Em vésperas de mais uma comemoração do Dia Internacional da Mulher, cabe reflectir sobre o tema. Por razões históricas cujas causas profundas não terão sido ainda totalmente apuradas, o estatuto das mulheres nem sempre foi invejável. No entanto há que reconhecer que, ao longo dos tempos, a mulher conseguiu ir ganhando o seu espaço e a sua emancipação, sobretudo sempre que se soube libertar de orientações paternalistas ou de excessos feministas ‘politicamente correctos’ mas que, no fundo, apenas degradavam as respectivas capacidades.


É uma luta praticamente tão antiga quanto o Mundo. A primeira acção organizada de mulheres com impacto nesse processo teve lugar no dia 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, quando centenas de operárias de uma fábrica têxtil entraram em greve reclamando salários mais justos, melhores horários de trabalho e condições dignas.

Consta que essa greve foi violentamente reprimida pela polícia, facto esse nunca confirmado. Não obstante, numa conferência internacional de mulheres de inspiração socialista realizada na Dinamarca, em 1910, foi deliberado, em homenagem às trabalhadoras exploradas pela industrialização, celebrar o dia 8 de Março como o Dia da Mulher.

Em 1975, as Nações Unidas decidiram, por seu turno, endossar a ideia e confirmar universalmente o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Foi também nesse ano que se realizou no México, sob o patrocínio das Nações Unidas, a Primeira Conferência Mundial sobre a Mulher, a qual deu início à Década das Mulheres (1975-1985).

Em Portugal, durante um largo período que tanto cobriu a Monarquia como a República, os direitos femininos foram poucos.

Só em 1911 é que se admitiu mulheres na Função Pública e apenas em 1931 foram autorizadas a votar as detentoras de cursos superiores ou secundários. Em 1935 foram eleitas pela primeira vez três deputadas para a Assembleia Nacional.

O passo decisivo acabou por ser dado em 1980, quando Portugal ratificou a Convenção para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra as Mulheres.
.
in Correio da Manhã 2008.03.07
.
Gravura - Junta de Freguesia de Agualva - 2007 Março 08
.
.

Sem comentários: