domingo, 30 de março de 2008

Como «vingar» na blogosfera (2)

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Hoje só irei escrever este artigo, no entanto, espero que a qualidade do mesmo consiga sobrepor a rotina diária de 2 posts/dia.

O conceito a analisar hoje é a Social Proof, ou como diriamos em Português, a Habilitação Social do nosso website.

Todos procuramos atingir determinados nichos de mercado, e tornar todos os nossos visitantes em leitores assíduos, em clientes ou em compradores. Mas como e de que forma é que poderemos converter as nossas massas nisso mesmo?

O que é a Habilitação Social?

Social proof, também conhecida como Habilitação social ou influência social informativa, é um fenómeno psicológico que ocorre em situações sociais ambiguas quando as epssoas não fazem a minima ideia que tipo de comportamento devem adoptar.

Num grupo de pessoas, provavelmente um determinado individuo irá assumir que está perante pessoas com maior conhecimento acerca da situação, e o seu comportamente irá ser adaptado a isso, acreditando que aquela ou aquelas pessoas apresentam mais conhecimento ou estão melhor informadas. Isto é a chamada Habilitação Social.

Existem alguns tipos de comportamentos bastante ligados à Habilitação Social. Provavelmente muitos deles já viveu ou vive no seu dia-a-dia:

  • Pessoas a serem atraidas para uma multidão que está a ver um espectáculo.

  • Pessoas a ignorarem lutas públicas porque toda a gente ignora também.

  • O uso de risos de fundo ou aplausos em programas cómicos para incitar o utilizador a rir também.

  • Utilização de chavões atractivos como ”Muito Popular” ou “Produto de Qualidade” ou ainda “Nº1 na Europa”

  • Personalidades que se rodeiam de objectos com prestigio social

  • etc

  • Introdução à Habilitação Social - Seja diferente

    A optimização da habilitação social não existe enquanto termo cientifico ou ciência, mas está a ser adoptado cada vez mais por marketers em todo o mundo, para validar ou explicar as suas técnicas de marketing.

    A optimização social é legitimar e promover, um determinado website ou serviço numa audiência alvo.

    Como optimizar a sua forma de estar?

    Um dos passos mais importantes na Habilitação Social e na sua optimização, é conseguir criar redes de websites e de conteúdos, em que as pessoas confiem.

    O mais importante de tudo, é conseguir analisar o comportamento dos leitores, e adaptar os conteúdos como o Google faz com a publicidade contextual por exemplo.


    De conseguirmos adaptar a nossa forma de estar e ainda assim apresentar um conjunto de outros websites que nos recomendam e vêem em nós qualidades emergentes, os novos leitores irão adaptar-se mais facilmente ao seu website, irão ler mais conteúdos, irão identificar-se consigo e acima de tudo irão confiar naquilo que escreve. Obviamente que o passo seguinte é recomendarem o website a outras pessoas.

    Sendo assim, vou deixar-lhe aqui algumas dicas para optimizar a sua influência social:

    1- Os testemunhos de sucesso

    Se você vende um produto ou serviço, os testemunhos de sucesso são a melhor forma de garantir um retorno efectivo daquilo que você vende.


    Embora seja uma técnica já muito utilizada, ao apresentar testemunhos válidos e de outros clientes, você estará a mostrar ao seu público que aquilo que vende ou não vende é credível e vale a pena.

    Os testemunhos são uma das formas mais efectivas de encorajar outros consumidores a comprarem o seu produto ou serviço.


    Se você tiver um fórum, abra uma secção apenas para os testemunhos, sejam eles positivos ou negativos. Se o seu serviço for efectivamente positivo, isso irá trazer-lhe um incremento nas vendas bastante interessante.




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    2- Recomendação do serviço por profissionais ou pessoas influentes do meio

    Quando um determinado produto ou serviço é recomendado por alguém que em determinada área tem um status social influente, isso fará com que outros achem que aquele produto é credível e vale a pena.

    Esta técnica é bastante parecida com os testemunhos, mas apresenta-se ainda mais efectiva. O livro o Segredo por exemplo, utilizou isso como uma fantástica operação de marketing, ao ser recomendado por grandes pensadores e professores como Bob Proctor e outros.

    Não utilize os testemunhos dos seus clientes, mas sim de pessoas influentes no meio. Se escrever ou apresentar um produto na área do desporto, procure um atleta de renome para assinar um desses testemunhos. Se agir noutra área, procure alguém influente e que lhe poderá ser uma mais valia.

    3- Os selos de certificação, as medalhas de mérito, os links, etc.

    Tudo isto são opções a ter em conta. Não há muito tempo li um artigo sobre “Este blog não me sai da cabeça”, que não é nada mais, nada menos, que um selo de recomendação.

    Nos estados unidos chamam-lhe Awards. Este tipo de selos de recomendação, as medalhas de mérito ou simples links a recomendar a visualização do seu website, serão excelentes formas de melhorar a sua influência social.

    Obviamente que a melhor estratégia é conseguir uma destas nomeações num website influente da blogosfera.

    4- Fotografias com famosos

    Esta é outra das formas de credibilizar e dar uma outra imagem do seu website aos seus leitores.

    Este tipo de revelação pode criar bastante alarido na blogosfera por diversos motivos e factores. Primeiro porque se trata de alguém famoso numa determinada área, depois porque você apareceu ao lado dessa pessoa e portanto é um famoso também, e ainda porque isso vai conferir mais credibilidade à sua pessoa e ao seu projecto.

    5- Os ranking sociais

    Rankings como o Alexa.com, Technorati ou BlogBlogs, são extremamente importantes na sua influência social.

    Quando melhor for o seu ranking, melhor será certamente a forma como as pessoas o olham. Os seus leitores irão provavelmente ficar impressionados com o seu ranking, e isso fará com que cliquem e sejam seus fãs, aumentando ainda mais a sua prosperidade. Focalize-se bem e analise convenientemente os seus ranking e a forma como está presente nestas redes sociais.

    6- As certificações de qualidade empresarial ou particular

    É comum as empresas utilizarem as suas certificações ISO9001 e outras, como forma de conferir credibilidade ao seu trabalho e à sua empresa.

    Pois bem, existem também certificações particulares que poderá utilizar após a devida certificação. Investindo em si, estará a preparar o terreno para que os seus leitores invistam também em si.

    Os cursos de Google Adwords são uma excelente forma de conseguir um certificado e consequentemente um selo de certificação que poderá colocar no seu website, como este que lhe mostro de seguida. Desta forma os seus utilizadores irão conferir-lhe uma maior credibilidade e influência no meio em que opera.

    Conclusão:

    Mais importante que tudo aquilo que fazemos ou escrevemos, é a credibilidade com que o fazemos. Para os seus leitores é extremamente importante ver que existem outros websites que o recomendam e que gostam dos seus conteúdos.

    Embora já tenha aqui explicado como optimizar o ranking Alexa, este ranking poderá ser uma excelente forma de melhorar a sua influência social. Pese embora seja um raking muito pouco fiável em termos estatisticos, confere aos olhos das massas uma excelente ferramenta de medição de tráfego e popularidade.

    Ser influente é uma tarefa dificil e que requer trabalho, muito trabalho. E nunca se esqueça do meu lema favorito: Sem investimento não há retorno.

    Até Já.

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    fique-rico.com


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