terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Príncipe dos missionários-PADRE ANTÓNIO VIEIRA




" O Padre Antônio Vieira, figura síntese de sua época, sob os seguintes aspectos: a formação escolástica; a fidelidade ao absolutismo;o envolvimento com o problema da perseguição aos judeus e cristãos novos e da escravidão tanto dos africanos, na Bahia, como dos índios, no Maranhão; a sua fé romântica típica do sebastianismo; o problema pessoal com a Inquisição, e o seu pensamento filosófico. Missionário jesuíta, orador, diplomata, mestre da prosa portuguesa clássica, teve papel importante em ambas a história portuguesa e brasileira; os seus sermões, cartas e papeis oficiais constituem um valioso índice do clima das opiniões no século 17 no mundo luso-brasileiro."

"Há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar
luz aos outros"


Vieira. Pastel de Portinari.

Padre Antônio Vieira teve dificuldades com o Tribunal da Santa Inquisição por seu messianismo e seu sebastianismo, mas também por se colocar sempre ao lado dos índios contra os colonos do Maranhão que os queriam escravizar.






Fonte: Biblioteca Nacional de Lisboa

Da passagem bíblica usada pelo Padre Antóno Vieira num dos seus sermões para descrever o "divino amante" Jesus Cristo, o jovem Camões extraiu um de seus mais belos e notórios sonetos. Tal foi a fama conquistada com estes catorze versos que outros poetas, alguns menos conhecidos, decidiram imitar-lhe. O resultado foi um conjunto de paródias e de parafrases que não poderia ser mais enriquecedor para a história desta composição... da arte pela arte...

.

Pretendendo a Raquel, serrana bela,
Sete anos de pastor Jacó servia,
Porém como a Raquel só pretendia
Não servia a Labão, servia a ela.

Consolava a esperança só com vê-la,
Indo passando um dia, e outro dia;
Dava-lhe alento o muito que queria,
E pagava-se só com merecê-la.

Porém quando por meios tão tiranos
De Raquel se lhe nega a formosura,
Agradece a Labão estes enganos,

Cifrando em mais servir maior ventura,
Dizendo: Servirei, porque os meus anos
Com servi-la hão de ser de eterna dura



Narrativa que mistura o figurativo e o histórico sobre a vida do padre jesuíta Antônio Vieira, que nasceu em Lisboa em 1608 e foi assassinado na Capitania Hereditária de Salvador, em 1697
.

Melhor Diretor e Ator (Othon Bastos), XXII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, DF, 1989
.


Curiosidades

- O enredo é sobre seus famosos sermões. que não são apresentados diretamente através de uma linguagem convencional, típica dos filmes biográficos, mas num estudo experimental editado com diversas cenas de clássicos do cinema universal dos anos 20 e 30.




- O enredo é sobre seus famosos sermões. que não são apresentados diretamente através de uma linguagem convencional, típica dos filmes biográficos, mas num estudo experimental editado com diversas cenas de clássicos do cinema universal dos anos 20 e 30.






estátua do Padre António Vieira
no museu histórico do Rio de Janeiro
, padre António


(1608 - 1697)

" Sacerdote e orador português, natural de Lisboa. Partiu para o Brasil, com a família, aos seis anos de idade. Frequentou o Colégio dos Jesuítas, na Baía, tendo ingressado na Companhia de Jesus, em 1623. Ordenado sacerdote em 1634, já então proferira alguns sermões e se iniciara na catequização dos indígenas. Em 1641, viajou para Portugal, integrando a comitiva de reconhecimento e homenagem ao novo monarca, D. João IV.
.
Veio a conquistar a estima do rei, que o fez seu confessor, conselheiro e pregador da corte, e o encarregou de algumas embaixadas na Europa, ocupando, assim, um lugar de destaque na vida do país. A sua intervenção na política nacional através da actividade de pregador, que se saldara já por denúncias e críticas à injustiça e à corrupção de colonos e administradores no Brasil, prosseguiu então, com o estímulo do combate à coroa espanhola. Segundo Vieira, deveria proceder-se com maior moderação na perseguição inquisitorial aos cristãos-novos, de forma a salvaguardar os capitais destes e a sua contribuição para a guerra de independência. Tal posição valeu-lhe alguns ódios e o rancor da Inquisição. A sua luta em prol dos direitos dos índios brasileiros originou também reacções por parte dos colonos, evidentes no seu célebre Sermão de Santo António aos Peixes (todo ele alegórico, mas claramente alusivo aos problemas entre indígenas e colonos), pregado, a 13 de Junho de 1654, na cidade de S. Luís do Maranhão, «três dias antes de embarcar ocultamente para o Reino, a procurar o remédio da salvação dos Índios». De regresso ao Brasil em 1652, Vieira foi portador de um decreto de libertação dos índios. Foi esta a sua fase de mais intensa acção evangélica. 

,

Entretanto, tendo falecido D. João IV, seu protector, e tendo deflagrado conflitos entre os colonos e os missionários, estes últimos foram expulsos do Maranhão. Vieira foi obrigado a regressar a Lisboa, em 1661. Data do ano seguinte o seu Sermão da Epifania, constituindo uma defesa dos missionários e um ataque aos colonos. Apoiante de D. Pedro, foi perseguido pelos partidários de D. Afonso VI. Entretanto, a Inquisição, acusando-o de heresia, instaurou-lhe um processo e prendeu-o, entre 1665 e 1667. As acusações dirigiam-se à crença messiânica e visionária de Vieira. Apoiando-se nas Trovas do Bandarra e nas Sagradas Escrituras, profetizava a ressurreição de D. João IV, a quem caberia a concretização do Quinto Império português, que coincidiria com o reino de Cristo na Terra (crença mítica descrita no texto Esperanças de Portugal, Quinto Império do Mundo, primeira e segunda vida del-rei D. João IV). Entre 1669 e 1675 permaneceu em Roma e, regressando a Lisboa, iniciou a publicação dos seus Sermões, entre os quais se encontram os célebres Sermão de Santo António aos Peixes (já referido) e o Sermão da Sexagésima, verdadeiro tratado de retórica oratória, objecto de reflexão deste sermão, que denota o perfeito domínio, por parte de Vieira, dos processos da oratória sacra. Regressou à Baía, em 1681, tendo sido superior das missões do Brasil e Maranhão e, ainda, visitador do Brasil (1688).
.
A obra de António Vieira, de que é indissociável a sua intensa acção como homem público, compõe-se de cerca de 200 sermões, de mais de quinhentas cartas e uma série de documentos de política, diplomacia, profecia, religião, etc. Neles demonstra uma profunda capacidade de análise e denúncia dos vícios humanos, com grande realismo e inteligência implacável na sua acção moralista. Simultaneamente, Vieira foi o visionário do Quinto Império
, o idealista utópico e profético de um messianismo em que se conjugavam as crenças sebastianistas tradicionais e as crenças messiânicas de origem judaica. Em ambos os casos, socorreu-se da sua extraordinária capacidade oratória, pela qual, num estilo claro, sedutor e simples, e segundo os preceitos escolásticos e retóricos da escola jesuíta, recorria a processos pseudológicos de interpretação das escrituras, num discurso fortemente alegórico e metafórico, aplicando os sinais e passagens da Bíblia à realidade sua contemporânea. Os seus textos revelam um grande virtuosismo no domínio da língua e dos seus efeitos no auditório, expandindo cada motivo de forma dialéctica e envolvente, causando espanto pelas revelações e consequências do seu jogo de raciocínios que, por vezes, se aproximam do maravilhoso. Exprimiu, de forma exemplar e viva, muitos dos princípios artísticos do barroco, o que levou, no iluminismo oitocentista, a um certo descrédito da sua figura. Considerado frequentemente um dos paradigmas da prosa clássica portuguesa, foi o maior orador sacro do país e, simultaneamente, um dos maiores apologistas do messianismo nacional, que justificava todo o seu empenho na valorização e reforma da economia e na força política do país.

.

Os seus Sermões foram publicados em quinze volumes, entre 1679 e 1748. Conservam-se também as Cartas (1735), a História do Futuro, Livro Ante-Primeiro (1718) e uma Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício (1957). "

.


www.universal.pt/scripts/hlp/hlp.exe/artigo?cod=2_118 - 13k –

.
www.universal.pt/scripts/hlp/hlp.exe/artigo?cod=2_118 - 13k -
.
www.universal.pt/scripts/hlp/hlp.exe/artigo?cod=2_118 - 13k -



Os seus Sermões foram publicados em quinze volumes, entre 1679 e 1748. Conservam-se também as Cartas (1735), a História do Futuro, Livro Ante-Primeiro (1718) e uma Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício (1957).

.
in.-www.universal.pt/scripts/hlp/hlp.exe/artigo?cod=2_118 - 13k -

















Padre António Vieira-SERMÕES

Publicação: Saturday, November 17, 2007 3:44 PM por Jaguar

Comentários

# re: Príncipe dos missionários-PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Saturday, November 17, 2007 3:59 PM por Jaguar

# re: Príncipe dos missionários-PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Saturday, November 17, 2007 4:00 PM por Jaguar

# re: Príncipe dos missionários-PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Saturday, November 17, 2007 4:01 PM por Jaguar

# re: Príncipe dos missionários-PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Saturday, November 17, 2007 4:03 PM por Jaguar

# re: Príncipe dos missionários-PADRE ANTÓNIO VIEIRA



Sem comentários: