quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Rosa, minha irmã Rosa - Alice Vieira

Alice Vieira Rosa Minha Irmã Rosa
.
Rosa, Minha Irmã Rosa

Romance de Alice Vieira, publicado em 1979, é uma obra de literatura infanto-juvenil. Corresponde ao primeiro volume de uma trilogia onde se inclui a obra Lote 12, 2º Frente (segundo volume) e ainda Chocolate à Chuva (terceiro volume).
.
Apresentando uma estrutura de tipo diário, a obra relata os problemas de uma criança, chamada Mariana, causados pelo nascimento da irmã Rosa. O facto provoca conflitos psicológicos naquela personagem, perturbada pelo ciúme, que se apercebe da partilha de várias coisas a que a irmã obrigará, tais como o quarto, a atenção dos pais e o afecto dos restantes familiares. No entanto, com o passar do tempo, esses conflitos são dissolvidos.
.
Em 1979, Alice Vieira, com a obra Rosa, Minha Irmã Rosa, o seu primeiro livro, recebeu o Prémio de Literatura Infantil no Ano Internacional da Criança.

.
.
Como referenciar este artigo:
Rosa, Minha Irmã Rosa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-12-17].
Disponível na www: .

.
.

.

Sem comentários: