quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arte e Poesia em Modus Vivendi


03 de dezembro de 2009

Paul Cesar Helleu

Helleu%20Paul%20c.jpg
.
.
de traços bem marcados, olhos abertos para um novo dia
.

Chuva

Ela vem como quem não quer
Mas firma devagarinho
Com promessas de mais crescer.
Murmura umas distâncias remotas
E joga meu olhar distraído
Para bem longe daqui.
Lá onde pontos de luz no horizonte
Iluminam de prata o verde da grama
E pingam na minha vida
Uns lampejos que dançam irrequietos
Nos olhos, nos vidros, no coração
Na fantasia de um querer sem lógica.
Ribomba nostálgico das profundezas
O trovão do meu peito
Alcançando estas novas mágoas
Em águas que a ideia traz:
É ela, é ela, cabelos molhados
Súbito relâmpago de um corpo nu.
.

Fábio Afonso de Almeida
.

02 de dezembro de 2009

Albert Lynch

Albert_Lynch5.JPG
.
ambição: ter vinte anos e saber tanto quanto meio século depois...
.

01 de dezembro de 2009

Under A Hat Rim

While the hum and the hurry
Of passing footfalls
Beat in my ear like the restless surf
Of a wind-blown sea,
A soul came to me
Out of the look on a face.
Eyes like a lake
Where a storm-wind roams
Caught me from under
The rim of a hat.
I thought of a midsea wreck
and bruised fingers clinging
to a broken state-room door.
.

Carl Sandburg

D.%20Lu%C3%ADsa%20de%20Gusm%C3%A3o.PNG
.
num dia em que merece homenagem
.

O silêncio: lugar habitado

(gentileza de Amélia Pais)
.

Em litorais longínquos
as mulheres deitam-se sobre a areia
junto à rebentação das ondas.
Com os braços em cruz
afastam as embarcações costeiras
e aguardam que a lua inteira
inicie um inesperado bailado
perto de suas bocas.
E não há âncora nem cais
que emudeça o júbilo dos mastros.
.

Graça Pires 
.

30 de novembro de 2009

Paul Cesar Helleu

paul-cesar-helleu-artwork.jpg
.
requebro ao fim da tarde

Passado

Remexo o passado: amasso papéis
ao lixo. Desconsidero. Ocorro saber
sobre o nada. Esconder em histórias
a fantasia do homem em glórias.
Remexo instantes e receio séculos
de ignorâncias. Futuro atravessado
à passagem. Interrompo o andarilho
e o desconsidero como obstáculo.
Recrio o passado em inversões
necessárias à sobrevivência: sou
o personagem
e minha é a lástima.
Repasso atos reproduzidos
em cadáveres e me vejo
olhar aquém da importância.
Remexo o suficiente para me dizer perdido
em amizades: ouso esquecer a cena
dissolvida em homenagens.
.
Pedro Du Bois
.

Sem comentários: