sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

.
August 29th, 2007 *-->
.
A minha sobrinha com quase 2 anos chega á sala ainda com um ar de quem acabou de acordar. Sorri para mim com os seus enormes olhos azuis já mais abertos. O seu sorriso é tão inocente e puro!!!
.
O Livro Negro da Condição da Mulher é o titulo de um livro que é uma compilação de trabalhos de vários jornalistas de diversas nacionalidades, que têm desenvolvido os seus trabalhos acerca das discriminações, atrocidades que têm sido feitas até aos dias de hoje, ás mulheres.
.
Países como a China e a India onde é proíbido por lei divulgar o sexo da criança numa vulgar ecografia devido aos numerosos abortos de fetos do sexo feminino, passando pela Africa e a excisão feminina, á violência doméstica em países como a Guatemala e o México.
.
As mulheres, apesar de toda a evolução a que assistimos, continuam a ser olhadas como um objecto, como um ser mais fraco, sujeito aos impulsos sexuais e de violência fisica do homem.
.
No Egipto, o actual ministro da Saúde, obstreta de profissão diz que as mulheres não têm prazer, na Suíça, esta semana, o primeiro ministro defende que as mulheres devem ir para casa tratar dos filhos, na Hungria uma rapariga é violada pela policia quando é mandada parar numa operação Stop. Em plena Lisboa um homem mais velho que vê uma rapariga nova negra, assume de imediato que lhe pode faltar ao respeito porque “são todas iguais e querem dinheiro e um homem que as sustente”.
.
A escritora Isabel Allende escreveu uma vez num livro seu que se as mulheres quisessem, numa geração, teriam mudado a cultura paternalista para uma cultura mais igualitária.
.
A educação das crianças ainda é mais de 80% responsabilidade da mulher, mesmo nos países ditos desenvolvidos, é o único poder em muitos casos, que restam a estas mulheres e por isso perpetuam tradições irracionais, que contribuiem para a situação vulnerável que as mulheres têm em geral.
.
A última moda parece ser a atribuíção de licenças de maternidade gigantescas, atribuíção de subsidios para incentivar a mulher a ficar em casa e ter filhos. Isto claro nos países do 1º mundo, onde a taxa de natalidade é baixa mas onde ainda existe um equilibrio saudável do nº de homens e mulheres.
.
Estas decisões tão acarinhadas por muitos, escondem a verdadeira causa do problema e contribuíem para agravá-lo ainda mais. Mesmo em sociedades onde uma mulher é um ser autónomo que contribui de igual forma para o desenvolvimento económico dessa mesma sociedade, ela continua a ter os trabalhos mais precários e mais mal pagos. A instabilidade económica leva a que as mulheres não queiram ter ou tenham menos filhos. Apesar de leis proteccionistas no que toca a discriminação das mulheres no local de trabalho, é frequente vermos mulheres grávidas serem fácilmente despedidas ou afastadas de cargos de maior responsabilidade.
.
Enviar as mulheres para casa por longos períodos de tempo só vai agravar a dependência económica da mulher face ao seu companheiro/marido, tornando-a mais vulnerável aos seus caprichos. Uma mulher sem emprego, sem dinheiro e com filhos, sujeita-se a situações muitas vezes angustiantes, pois estão totalmente dependentes.
.
É esta a evolução que queremos para a nossa sociedade? Não se ataca o problema pela raiz, não se procura as verdadeiras razões dos acontecimentos. Poucas são as mulheres no poder com palavra activa para poder mudar as coisas.
.
Como pode não haver mortes, como podem as pessoas ter respeito pela vida, se são os primeiros a destruí-la, matando, violando, queimando, mutilando, as suas irmãs, filhas, mulheres.
.
Pensar que um sorriso tão inocente e puro é cada vez mais cedo destruído.É este o futuro que querem para os vossos filhos? Filhas principalmente?É preciso agir rápidamente. Só na Ásia já faltam 90 milhões de mulheres. Será que as tratam com mais cuidado? Não, em vez disso traficam-nas.
.
Tal como dar mais valor á vida e preservá-la porque só existe uma, com as mulheres deverá ter-se o mesmo cuidado. Preservar a vida, a inocência, a pureza das coisas.

O Livro Negro da Condição das Mulheres da editora Temas & Debates- á venda nas principais livrarias.

in http://www.cronicando.com/20070829/o-livro-negro-da-condicao-das-mulheres/

Sem comentários: