sábado, 9 de fevereiro de 2008

Beato Salazar (11) - "Salazar merece"

.

* Victor Elias

Santificar o 'monstro' do Salazar!

"Salazar merece"

.

A resposta do Sr. Rui Silva, que nos escreve do Canadá, dirigida a esse enigmático paladino da verdade que dá pelo nome de Manuel O.Pina, merece todo o meu apoio, pois deu ao seu oponente - em termos de opinião - uma resposta plausível às questões suscitadas relativamente ao antigo Presidente do Conselho, Professor Doutor António de Oliveira Salazar.

.

Também cá faltava a opinião abalizada de um representante da América, e cá temos o senhor Renato Nunes a dizer de sua justiça, Julgo que já é tempo de esses comentários sobre se "Salazar merece", "deve ser", "não pode ser", "discordo", "concordo" ou lá o que possam pensar em relacção à beatificação ou diabolização do aludido ex-Presidente do Conselho, terem ressonância apenas por parte de quem se julgue com competência para advocar tal causa e não de qualquer pessoa que se aproveita do facto para destilar bestialidades bacôcas àcerca do perfil de Salazar.

.

Não direi que sejam apenas disparates as autênticas "diarreias" mentais lançadas nestas págimas, porque para dizer que se não concorda não é necessário chamar toda a comunicação social, bandas de música, forças vivas da Nação para se apregoar, alto e bom som, que "Os 'salazarentos' estão malucos e agora querem santificar o 'monstro' do Salazar!". Não sabem dizer apenas e só: "Não concordo!". Preciso de colocar na "carta" todo um ódio contra uma pessoa... morta há 40 anos! É incrível! Será que receiam o seu fantasma?

.

Oliveira Salazar, como qualquer ser humano - e ele era humano - tinha aspectos bons e maus, e tal como o próprio Cristo, que um dia pegou no chicote para expulsar os vendilhões do Templo, também ele teve razões para expulsar do convívio dos cidadãos deste País alguns vende Pátrias - e não gostaria de recordar os nomes que são por demais conhecidos, como Mário Soares e a sua camarilha, Álvaro Cunhal e os seus sequazes, para além de tantos traidores evende Pátrias que se foram revelando com os anos, como o herói Palma Inácio, o benemérito Edmundo Pedro e... tanta porcaria que foi revelada com a "revolução dos...cravas", pois cravaram de podridão e opróbio um Portugal que se orgulhava da sua história milenar.

.

Como pode um tipo como o senhor Pina dizer que Salazar foi o culpado dos acontecimentos de Angola, sem atribuír culpas àqueles que andavam pelos países inimigos a recolher ajudas para armar os terroristas - muito antes de ter eclodido o terrorismo? E porque razão não lança culpas à cobiça desmedida dos Estados Unidos, que queriam o controle do petróleo e diamantes de Angola? Não sabe que foi a Igreja Protestante Americana, através do Conselho Mundial das Igrejas Evabgélicas, que mandou ajuda para as Missões Evangélicas implantadas no território ajudarem a matar, a chacinar populações indefesas?

.

Nos cerca de 7.000 mortos feitos pela UPA nos primeiros 8 dias de terrorismo, uma parte importante deve ser imputada aos Estados Unidos, que alguns teimam em apresentar como o melhor povo do mundo e arredores.

.

Será que o senhor Pina apresenta certificados, devidamente assinados e reconhecidos em como as mentiras que diz... são verdade? É que ele pede provas mas não apresenta nada que possa ser considerado como credível na explanação que faz dos actos que atribui a Salazar. Que a América, que estava a financiar o terrorismo, soubesse... vamos lá, com os diabos; que a União Soviética e a China ou a Inglaterra - esta uma aliada da treta, sempre o demonstrou através dos tempos, não nos devendo passar o Mapa Côr de Rosa ou o Ultimato Inglês, que foi a fonte de ignição de todo o movimento ao longo dos anos - também fossem cumplices, acredito, agora Salazar saber? Deve estar a sonhar com toda a certeza.

.

Não me vou alongar, porque não quero dizer ao senhor Manuel Pina aquilo que gostaria. O senhor Renato apenas foi implicado por causa da América... não ligue ao facto, pois ninguém lhe está a "bater", OK?

.

Um abraço amigo para toda a malta que nos lê neste portal.

Victor Elias

################################

Senhor Pina:

Concordo inteiramente consigo no que diz respeito a Salazar não reunir condições para ser santo. Isso é um absurdo. Discordo contudo das descrições sarcásticas que faz, designadamente, das prisões. Sim, criou o Tarrafal, e muito bem, para guardar os desordeiros e vendilhões da Pátria. Em décadas apenas morreram lá cerca de 30 e por velhice e a grande maioria cumpriu a sua pena e foi restituído à liberdade. Já imaginou que se esses servidores de Moscovo não tivessem sido enjaulados, hoje estaríamos ao lado dos países mais pobres do leste? É este lado que vocês não querem ver, talvez por se sentirem encomodados e pouco à vontade! É muito mais fácil repetir um milhão de vezes as mesmas críticas a Salazar, quando há tanta coisa a merecer reparos! Por exemplo: naquele tempo, as prisões estavam vazias apesar das grandes perseguições do homem que vos atormenta; hoje as prisões estão a abarrotar e soltam-se criminosos sem cumprir a pena por falta de espaço e em atenção à exemplar bondade dos governantes.

.

Sejamos justos nas nossas apreciações!

Um abraço para todos.

Pinto Filipe - Rio de Janeiro

in PortugalClub

1 comentário:

Anónimo disse...

Salazar o maior!
Portugal Branco!